Apre(e)nder brincando é o nome do projecto que pretende proporcionar experiências de aprendizagem produtivas, privilegiando temas que se integrem no projecto curricular das escolas, relacionados com a cidadania, a saúde, a segurança, o relacionamento interpessoal ou outros temas que promovam e potenciem comportamentos positivos, contribuindo para a socialização consciente, crítica e global.
A consolidação das competências adquiridas durante as actividades do projecto estabelece-se na elaboração de produtos finais que reflectem a criatividade dos alunos envolvidos na experimentação de expressões artísticas e educativas.
O projecto pretende promover a participação activa dos alunos, como veiculo para a construção da própria aprendizagem. A iniciativa é dinamizada durante o ano lectivo nas escolas básicas aderentes do concelho.
Estas acções destinam-se aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e têm como objectivos aprofundar práticas sustentadas em metodologia de projecto participado e de parceria, desenvolver actividades educativas que reforcem experiências de aprendizagem produtiva que contribuam para a consolidação de competências sociais inter-relacionadas com as áreas disciplinares e os temas evidenciados no projecto curricular das turmas/escola, e privilegiar actividades sócio-educativas que promovam e potenciem comportamentos positivos contribuindo para a socialização consciente, crítica e global, contrariando contextos vivenciais socialmente adversos.
Conheça os resultados dos trabalhos desenvolvidos no ano lectivo 2009/2010.
O projecto Apre(e)nder Brincando tem a colaboração da Associação Acrescer, Associação Cultural Khapaz e Delegação de Saúde Pública do Seixal.