Home
   
Seixal
Câmara Municipal

Notícias

Serviços

Ambiente
   Agenda 21 Local
   Educação Ambiental
   Espaços Verdes
   Agricultura Urbana
   Limpeza Urbana
   Ar
   Água
   Energia
   Ruído
   Eco Sugestões
   Projetos
Cultura
DESPORTO
Juventude
Turismo
Educação
Ação Social
Saúde
Urbanismo
Cooperação
Proteção Civil

Associações

 
 
 
 
Recolha de Resíduos
Ecopontos

Recolha de lixo do Molok

Recolha de monos

Sistemas de recolha de resíduos sólidos urbanos
Um dos objetivos do Projeto Integrado de Limpeza Urbana do Município do Seixal é o de adequar os sistemas de recolha de lixo às características das zonas a servir. Conheça qual o sistema que serve o local onde reside e se necessário solicite a recolha de resíduos através dos Serviços Online.

Reciclagem de resíduos sólidos urbanos
O êxito da reciclagem depende, inicialmente, da separação dos resíduos que fazemos em casa e da correta utilização dos equipamentos apropriados e existentes na via pública para a sua deposição – os ecopontos.

Após a correta separação dos resíduos a autarquia procede à sua recolha e reciclagem de acordo com os diferentes resíduos.

Resíduos sólidos urbanos (RSU)
São resíduos provenientes de habitações, bem como outros resíduos que, pela sua natureza ou composição, lhes sejam semelhantes (produzidos em estabelecimentos comerciais ou industriais e de unidades prestadoras de cuidados de saúde).
Onde colocar: em contentores para resíduos indiferenciados.
Destino: Os resíduos recolhidos são confinados no aterro do Ecoparque do Seixal, em Pinhal Conde da Cunha.

Resíduos orgânicos
São frações biodegradáveis dos resíduos sólidos urbanos.
Destino: A reciclagem de alguns destes resíduos é feita através do processo de
compostagem doméstica.
Saiba mais sobre
compostagem [PDF 400KB].

Embalagens e resíduos de embalagem
São embalagens de todos os produtos que são utilizadas para conter, proteger, movimentar, etc., tanto matérias-primas como produtos transformados, desde o produtor ao consumidor. Estão incluídas as embalagens de vidro, plástico, metal e papel/cartão.
Onde colocar: Ecoponto ou Ecocentro de Vale de Milhaços.
Destino: Estação de Triagem do Ecoparque do Seixal.
Saiba mais sobre
resíduos de embalagens [PDF 439KB].

Monos domésticos
São resíduos de grandes dimensões, como por exemplo: mobílias velhas, sofás, frigoríficos e colchões, que não podem ser acondicionados dentro dos contentores de resíduos sólidos urbanos que se encontram na via pública, têm de ser recolhidos por viaturas pesadas especiais, dotadas com gruas.

A recolha de resíduos volumosos processa-se por solicitação prévia à Câmara Municipal do Seixal - Divisão de Salubridade através dos Serviços Online, por telefone (Linha Seixal Limpo: 210 976 011), pelo email: div.salubridade.SA@cm-seixal.pt ou pessoalmente, nas seguintes condições:
a) Nas áreas abrangidas por recolha indiferenciada porta a porta, compete ao utilizador acondicionar e colocar os monos domésticos à porta da respetiva residência, no dia acordado com a autarquia;
b) Nas áreas abrangidas por recolha indiferenciada de proximidade, compete ao utilizador acondicionar e colocar os monos domésticos junto do contentor coletivo mais próximo, no dia acordado com a câmara municipal.

Saiba mais sobre a recolha de monos [PDF 434KB].

Recolha de monos à porta
No caso dos unícipes abrangidos pelo sistema de recolha porta a porta, estes devem contactar previamente a câmara municipal, para agendar a recolha à sua porta, através dos
Serviços Online, do endereço eletrónico div.salubridade.sa@cm-seixal.pt ou da Linha Seixal Limpo 210 976 011.

Resíduos verdes
Poderá colocar junto ao contentor individual, nos dias de recolha estipulados para a sua área de residência:
- As folhas e relvas devem ser acondicionadas em sacos;
- As ramagens das árvores devem estar devidamente atadas e não devem exceder 1,5 m de comprimento;
- Não deverá colocar mais do que 5/6 sacos, de modo a que os mesmos possam ser removidos manualmente pela equipa da recolha RSU.

Caso se tratem de quantidades de resíduos superiores às especificadas anteriormente, poderá optar por um dos seguintes procedimentos:
- Poderá colocar quantidades fracionadas (devidamente acondicionadas) nos respetivos dias de recolha do seu contentor individual;
- Poderá encaminhar estes resíduos diretamente para o Ecocentro de Vale de Milhaços, sito na Av. Fábrica da Pólvora (segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 12 às 20 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. Encerra à quarta-feira);
- Poderá solicitar o aluguer (
consulte tarifário) de um contentor de grande capacidade, através da Linha Seixal Limpo (210 976 011).

Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE)
São todos os componentes, subconjuntos e consumíveis que fazem parte integrante de equipamentos elétricos e eletrónicos. Estão dependentes de correntes elétricas ou campos eletromagnéticos para funcionar.
Onde entregar: Amarsul, Recielectric, Transucatas, Pontos Eletrão das Lojas do Munícipe (apenas lâmpadas e pequenos eletrodomésticos), E.Leclerc, Mercado de Levante de Corroios e Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

Entulhos de pequenas obras
São resíduos provenientes de obras de construção, reconstrução, ampliação, alteração, conservação e demolição e da derrocada de edificações.
Onde entregar: Pode recorrer ao sistema de aluguer de Big-Bags (
consulte tarifário), em qualquer Loja do Munícipe ou entregá-los gratuitamente no Ecoparque do Seixal até ao limite máximo de 1 tonelada por semana.
Destino: Os entulhos são entregues à empresa AMARSUL que os reaproveita para cobertura de caminhos e acessos no Aterro Sanitário.
Saiba o que fazer com os
entulhos [PDF 447KB].

Óleos alimentares usados
O óleo alimentar usado pode ser transformado em biocombustível e/ou sabão.
Onde depositar: Num dos oleões existentes na via pública.
Destino: O óleo é transformado em biodiesel, um combustível que possui características que promovem um melhor desempenho ambiental das viaturas.
Conheça a campanha
Óleo a reciclar, biodiesel a circular.
Veja como pode aproveitar os
óleos alimentares usados [PDF 432KB].

Pilhas e acumuladores
São todo o tipo de pilhas e acumuladores, independentemente da sua forma, peso, materiais constituintes ou utilização.
Onde colocar: podem ser colocadas no Pilhão dos ecopontos
Destino: operador licenciado pela empresa AMARSUL.

Óleos usados
São todos os óleos industriais lubrificantes de base mineral, óleos dos motores de combustão e dos sistemas de transmissão e óleos minerais das máquinas, turbinas e sistemas hidráulicos.
Onde entregar: Ecocentro de Vale de Milhaços ou Oficinas associadas da Sogilub.
Destino: Os óleos recolhidos são valorizados através da regeneração, a qual consiste na refinação de óleos usados com vista à produção de óleos base.

Pneus usados
Os pneus recolhidos são reciclados ou valorizados.
Onde entregar: Ecometais ou Transucatas.
Destino: No processo de reciclagem, os pneus são transformados em granulado de borracha que é incorporado em pavimento ou mobiliário urbano. Quando são utilizados energeticamente, os pneus são utilizados como combustível alternativo, já que possuem um elevado poder calorífico.