Home
   
Seixal
Câmara Municipal

Notícias

Serviços

Ambiente
   Ar
   Água
   Ruído
   Energia
   Limpeza Urbana
   Espaços Verdes
   Educação Ambiental
   Projetos
   Eco Sugestões
Cultura
Desporto
Juventude
Turismo
Educação
Ação Social
Saúde
Urbanismo
Cooperação
Proteção Civil

Associações

 
 
 
 
O Chapim na Verdizela
Imagem do folheto Imagem do folheto

Anilhagem de cria de Chapim Azul Anilhagem de cria de Chapim Azul

Manutenção de ninho Manutenção de ninho

Este projecto é resultado do Plano Municipal de Combate à Processionária-do-pinheiro, através da criação de condições favoráveis à instalação de um predador natural, o Chapim. Esta pequena ave, através da sua dieta, contribui de um modo natural para o controle desta lagarta.

Depois da instalação de ninhos no Parque Desportivo da Verdizela, que apresentaram uma elevada taxa de ocupação e fixaram 4 tipos diferentes de Chapim, o projecto alarga-se este ano aos munícipes residentes na zona da Verdizela. Esta área do concelho é um habitat preferencial para a instalação e fixação desta espécie, devido à grande área de mata e pinhal onde existe uma grande variedade de insectos e geradora de grande quantidade de sementes.

Após recepção do pedido e confirmação da zona de residência é entregue um ninho de Chapim e as instruções necessárias à sua instalação (realizada pelos munícipes) e manutenção.

Recomendações a seguir

Instalação
- Colocar o ninho com a entrada orientada para a direcção Norte;
- A altura do ninho deve situar-se entre os dois e os quatro metros de altura;
- Recomenda-se a colocação de alimentadores.

Monitorização
- Observar as aves, se possível a uma distância mínima de três metros, sem a ave detectar o observador;
- Em caso de ocupação, registar o máximo de informação que descreva a ave (tamanho, cor, comportamento) e transmitir essa informação para o seu contacto.

Limpeza dos ninhos
- Retirar com cuidado todo o conteúdo do ninho, caso encontre ovos ou crias mortas transmitir essa informação para o seu contacto;
- Utilize preferencialmente uma mascara de pó e luvas finas para a limpeza, coloque o conteúdo num saco plástico e sele-o.

Cronograma de actividades dos ninhos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nov

Dez

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jan

Fev

Mar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abr

Mai

Jun

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jul

 

colocação dos ninhos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

construção/ocupação dos ninhos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

postura, eclosão e desenvolvimento das crias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

limpeza dos ninhos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nota:
Os chapins são aves selvagens que contribuem para a biodiversidade e equilíbrio ecológico do espaço que habita. A tentativa de captura destas aves é prejudicial para este equilíbrio e um acto punível na lei.

Este projecto é realizado em parceria com a
Bafari - Associação Científica para a Conservação das Aves de Rapina.