Home
   
Seixal
Câmara Municipal

Notícias

Serviços

Ambiente
   Ar
   Água
   Ruído
   Energia
   Limpeza Urbana
   Espaços Verdes
   Educação Ambiental
   Projetos
   Eco Sugestões
Cultura
Desporto
Juventude
Turismo
Educação
Ação Social
Saúde
Urbanismo
Cooperação
Proteção Civil

Associações

 
 
 
 
O que é a Compostagem
Composto Composto

Ciclo da Matéria Orgânica Ciclo da Matéria Orgânica

Colocação do composto Colocação do composto

A compostagem é um meio natural de decomposição de resíduos orgânicos, resíduos de jardinagem, por exemplo, num material escuro com aspecto de solo, chamado “composto”.

Considera-se a compostagem como um processo de reciclagem, uma vez que os resíduos orgânicos são desviado do aterro sanitário, são aproveitados e transformados noutro produto – o composto, de acordo com o exemplo apresentado no Ciclo da Matéria Orgânica.

Vantagens
- A compostagem fornece um material rico em nutrientes que melhora o desenvolvimento de plantas, jardins e relvados;
- O composto actua no solo como uma esponja, ajudando o solo a reter a humidade e os nutrientes;
- O composto ajuda a melhorar as características de solos, quer sejam solos argilosos ou arenosos, concedendo-lhes outra estrutura;
- Os solos ricos em composto são menos afectados pela erosão;
- O uso de composto aumenta os nutrientes desse solo, reduzindo o recurso ao uso de fertilizantes químicos;
- A compostagem dos resíduos reduz significativamente a quantidade de resíduos a depositar em aterro;
- Não requer conhecimentos técnicos ou equipamentos complexos.

Para saber mais sobre a compostagem consulte as publicações:
- O seu guia de compostagem - PDF [805 kb]  - dirigido ao público adulto;
 - O caderno da compostagem - PDF [1060 kb] - destinado à comunidade escolar.

Informações
Tel.:210 976 017