TRABALHO – retratos e memórias futuras integra um conjunto de iniciativas que promovem o ponto de encontro, a convergência e participação da cidadania organizada e dos indivíduos.
Este espaço não representa o conjunto da sociedade, mas quer, acima de tudo, amplificar a voz dos muitos que condenam as políticas económicas, sociais, ambientais e culturais do neoliberalismo, a guerra, o sexismo, o racismo, a homofobia, a xenofobia, a pobreza, a exclusão social, a injustiça, os ataques ao ambiente, à liberdade de expressão, aos serviços públicos e às funções sociais do Estado.
Informações
Câmara Municipal do Seixal
Divisão de Acção Cultural
Tel.: 210 976 105
Local
Antigos Refeitórios da Mundet
Seixal
Horário
24 de Abril - 21 às 24 horas
25 de Abril - 15 às 19 horas
Sábado e domingo - 15 às 19 horas
Programa
21 de Abril a 27 de Maio
TRABALHO – retratos e memórias futuras
Exposição de fotografia de Rosa Reis
Inauguração: 21 de Abril, sábado, 16 horas
O conjunto de imagens apresentadas evidenciam um intenso envolvimento emocional e estético de Rosa Reis no seu trabalho, pois estas ora nos remetem para a memória ora nos permitem efabular, revelando escalas desiguais no tempo e no espaço.
Ao captar e fixar a realidade num momento, Rosa Reis faz com que este se transforme numa espécie de síntese.
A arte com que constrói estas imagens faz com que estas sejam, simultaneamente, testemunhos e signos do que ela vê e, sobretudo, do modo como ela vê.
É esse olhar alegre, despretensioso e inteligente que, como que magicamente, transparece nas suas imagens.
Assim, ao vermos este conjunto de imagens – espécie de memória organizada – estabelecemos uma ligação solidária com que nos identificamos e nos situamos.
22 de Abril, domingo
16 horas
Visionamento do filme, Zeca Afonso ao Vivo no Coliseu dos recreios, realização de Luís Filipe Costa
24 de Abril, terça-feira
Feira de Comércio Justo
21 - 24 horas
Visionamento do filme Capitães de Abril, realização de Maria de Medeiros
22 horas
25 de Abril, quarta-feira
Feira de Comércio Justo
15 - 19 horas
Visionamento do filme Capitães de Abril, realização de Maria de Medeiros
16 horas
28 de Abril, sábado
Trabalho – um retrato jovem
Conversa com BRUNO DIAS, membro do grupo parlamentar do PCP
17 horas
29 de Abril, domingo
Visionamento do filme Cinco Dias, Cinco Noites, realização de José Fonseca e Costa
16 horas
5 de Maio, sábado
Visionamento do documentário Onze Burros Caem no Estômago Vazio, de Tiago Pereira
Prémio Tóbis para o melhor documentário português de curta-metragem no doclisboa 2006 – 4º Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa.
Conversa/apresentação do documentário com Tiago Pereira, realizador
17 horas
6 de Maio, domingo
Visionamento do filme Buena Vista Social Club, realização de Wim Wenders
16 horas
12 de Maio, sábado
Escrita e Trabalho / Trabalho da Escrita
Conversa com o escritor Modesto Navarro e João Carlos Pereira
17 horas
Performance pelos Atom Size Elephant
21 horas
13 de Maio, domingo
Visionamento do filme Zona J, realização de Leonel Vieira
16 horas
19 de Maio, sábado
Jornalismo Hoje
Conversa com José Luiz Fernandes – Vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas
17 horas
20 de Maio, domingo
Visionamento do filme Palavras Ditas por Mário Viegas, realização de Nuno Teixeira
16 horas
26 de Maio, sábado
MULHER E O TRABALHO
Conversa com Graciete Cruz, membro da Comissão Executiva e do Secretariado Permanente da CGTP-IN, coordenadora da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens
17 horas
27 de Maio (domingo)
Concerto pela Escola de Música União Seixalense
Encerramento
17 horas