A Câmara Municipal do Seixal iniciou o percurso na área da medalhística contemporânea em Abril de 1997, com a 1.ª Exposição Internacional de Medalha Contemporânea no Seixal, integrada nas comemorações do 23.º aniversário do 25 de Abril de 1974. A exposição esteve patente na Galeria de Exposições Augusto Cabrita, no Fórum Cultural do Seixal, e reuniu trabalhos de 21 autores nacionais e 3 estrangeiros.
Em 1999, organizou a I Bienal Internacional de Medalha Contemporânea – Seixal, com a presença de 61 autores (23 autores nacionais e 39 autores estrangeiros) e com um total de 167 obras expostas. Deste então, a iniciativa foi decorrendo de dois em dois anos, sempre com um número crescente de participantes e de medalhas expostas.
Em Outubro de 2004, a confirmação da qualidade do trabalho realizado no Seixal confirmava-se com a realização do Congresso Mundial de Medalhística – FIDEM XXIX. O concelho passou a figurar no roteiro internacional das cidades que acolhem os grandes acontecimentos no domínio das Artes Plásticas, promovendo o município como pólo cultural e de dinamização de actividades culturais e anfitrião da comunidade académica e artística, tanto nacional como internacional.
A vertente pedagógica é outra área em que se tem apostado, com destaque para a realização de workshops e visitas guiadas a exposições dirigidas particularmente às Escolas Secundárias do Concelho e ateliês de expressão plástica dirigidos às Escolas Básicas, procurando fomentar a educação pela arte e contribuir, desta forma, para a descoberta da medalhística pelos mais novos.
Outro exemplo desta forma de actuação é o Prémio de Medalha Contemporânea Helder Batista - Escolas do Seixal, realizado pela primeira vez em 2008 e que permitiu aos alunos das escolas básicas e secundárias um contacto directo com técnicas e modos de fazer medalhas, colocando-os a criar pequenas obras de arte.