Home
   
Seixal
Câmara Municipal

Notícias

Serviços

Ambiente
Cultura
DESPORTO
   Modalidades
   Associações
   Agenda
   Projetos
   Conselho Desportivo
Juventude
Turismo
Educação
Ação Social
Saúde
Urbanismo
Cooperação
Proteção Civil

Associações

 
 
 
 
XXIII Seixalíada
Logotipo da Seixalíada Logotipo

Modalidades Modalidades

Criança do cartaz Criança do cartaz

O mês de Setembro marca o arranque da XXIII Seixalíada. A partir do próximo dia 23 e até 14 de Outubro, vão viver-se três semanas de intensa actividade desportiva, numa grande festa do desporto popular, com  fair play, companheirismo e solidariedade.

Além das instalações de clubes e colectividades ou dos espaços desportivos municipais, as actividades decorrem também ao ar livre, em parques e jardins e na Baía do Seixal, tornando-se cada vez mais acessível a todos.

O número de modalidades volta a crescer. São 70 actividades individuais e colectivas, radicais, desportos náuticos, artes marciais, jogos tradicionais e de mesa. O programa inclui ainda encontros, convívios, aulas abertas e oficinas, bem como o I Seminário Internacional de Taekwondo das Seixalíadas e um colóquio subordinado ao tema “Fair Play no Desporto”.

Além das modalidades mais comuns, como atletismo, futebol ou natação, destacamos outras pelo seu carácter menos usual. São elas: Aeromodelismo, Boxe, BTT, Danças de Salão, Escalada, Rapel, Esgrima, Kendo, Peteca, Skate, Taichi e Wakeboard.

Uma das novidades desta edição é o desporto para indivíduos portadores de deficiência. Este projecto promove a integração das instituições e alarga a oferta desportiva, criando um conjunto novo de actividades.
Das acções propostas, destaque para o Karaté em cadeira de rodas, o 1.º Torneio de Basquetebol em Cadeira de Rodas, a Vela Adaptada, a Natação Adaptada e eventos desportivos destinados a sensibilizar a população e o movimento associativo.

A Seixalíada é uma iniciativa que resulta de uma parceria em conjunto com as Juntas de Freguesia, Movimento Associativo e outras instituições do concelho. A Comissão Organizadora é constituída pelas seguintes colectividades: Paio Pires Futebol Clube e Clube de Ciclismo de Paio Pires (Aldeia de Paio Pires); Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas e Associação Naval Amorense (Amora); Centro de Solidariedade Social de Pinhal de Frades e Clube Recreativo e Desportivo das Cavaquinhas (Arrentela); Ginásio Clube de Corroios e Grupo Desportivo e Cultural Águias de Vale de Milhaços (Corroios); Grupo Desportivo e Cultural de Fernão Ferro e União Recreativa Juventude de Fernão Ferro (Fernão Ferro); Clube de Campismo Luz e Vida e Seixal Futebol Clube (Seixal).

Objectivos
Incentivar a prática saudável do desporto e melhorar a qualidade de vida das populações e promover o desenvolvimento integrado.
Proporcionar o acesso ao desporto e à cultura física e criar condições para que um número cada vez maior de munícipes possa praticar desporto de modo sistemático e regular.
Dinamizar a actividade e o funcionamento dos agentes (dirigentes, técnicos, atletas e colaboradores) nomeadamente das colectividades e clubes locais, através da permuta de experiências e saberes contribuindo para o seu enriquecimento e formação.
Rentabilizar a utilização dos numerosos equipamentos desportivos de qualidade que existem no município.
Promover a integração social dos cidadãos, designadamente as minorias étnicas e os grupos de risco.
Constituir um movimento de afirmação da vitalidade do Movimento Associativo do Seixal, a nível local, regional e nacional.

Participação
Poderem participar na XXIII Seixalíada atletas federados ou populares, quer em representação de clubes ou equipas quer em representação individual e/ou grupos informais.

Regulamento e Calendário

Inscrições
As inscrições são gratuitas e feitas em impressos próprios à disposição nas colectividades que organizam as respectivas modalidades, nas Juntas de Freguesia, na Divisão de Desporto da Câmara Municipal do Seixal, nas Piscinas Municipais de Amora e Corroios, no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, Pavilhão Municipal da Torre da Marinha.