O Dia Mundial da Saúde, que se assinala a 7 de Abril, tem como objectivo sensibilizar a população para os problemas fundamentais de saúde pública em todo o mundo. O tema escolhido para celebrar esta efeméride em 2008 é “A protecção da Saúde contra os efeitos das alterações climáticas”. Este ano, a data coincide com as comemorações do 60.º Aniversário da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo a OMS, as alterações climáticas intensificaram as fragilidades, ao exercerem novas pressões cada vez mais frequentes sobre a saúde pública, devendo, por isso, os governos e os diferentes órgãos envolvidos colaborar na vigilância e luta contra as doenças infecciosas, usar de forma cuidadosa os recursos hídricos, cada vez mais escassos, e agir em situações de emergência.
No Seixal, a comemoração deste dia pretende chamar a atenção para a necessidade de combater o aquecimento global do planeta através da utilização de formas alternativas de transporte, amigas do ambiente e promotoras da saúde e do bem-estar das pessoas e sensibilizar para os problemas fundamentais de saúde pública.
Nos dias 10 e 11 de Abril, realizam-se as Conversas Com a Saúde sobre "A protecção da Saúde contra os efeitos das alterações climáticas" e no dia 13 tem lugar uma caminhada pela Baía do Seixal, denominada “Caminhar Pela Saúde do Planeta”.
Apresentações das Conversas com a Saúde
Alterações Climáticas - Divisão de Ambiente da Câmara Municipal do Seixal
PDF 579 KB
Alterações climáticas, Impactos na saúde - Margarida Cosme
PDF 581 KB
Projectos da CMS - Divisão de Ambiente da Câmara Municipal do Seixal
PDF 58,1 KB
Programa
10 de Abril
Conversas com a Saúde: A Escola vai ao Fórum - "A protecção da saúde contra os efeitos das alterações climáticas ”
Das 9.30 às 12 horas
Local: Auditório do Fórum Cultural do Seixal
Destinatários: Turmas de 9.º Ano das Escolas Secundárias do Concelho do Seixal
Composição da Mesa:
Margarida Cosme, da Delegação de Saúde do Seixal;
Ana Figueira e Ana Cortiçada, da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal do Seixal.
- Exibição de um excerto do documentário “Uma Verdade Inconveniente“, de Davis Guggenheim, que alerta cidadãos e classe política para os perigos do aquecimento global e para a diminuição das reservas de água do planeta, tomando como fio condutor as conferências dadas por Al Gore sobre o assunto, depois da derrota nas presidenciais americanas;
- Vídeo com dicas sobre boas práticas ambientais;
- Debate.
11 de Abril
Conversas com a Saúde - "A protecção da saúde contra os efeitos das alterações climáticas”
Das 21.30 às 23 horas
Local: Sala de Formação do Pavilhão Municipal da Torre da Marinha
Composição da Mesa:
Margarida Cosme, da Delegação de Saúde do Seixal;
Ana Figueira e Ana Cortiçada, da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal do Seixal.
- Exibição de um excerto do documentário “Uma Verdade Inconveniente“, de Davis Guggenheim, que alerta cidadãos e classe política para os perigos do aquecimento global e para a diminuição das reservas de água do planeta, tomando como fio condutor as conferências dadas por Al Gore sobre o assunto, depois da derrota nas presidenciais americanas;
- Debate.
13 de Abril
Caminhar Pela Saúde do Planeta - caminhada pela Baía do Seixal
Grande jornada de mobilização da comunidade para o problema do aquecimento global do planeta, de forma a sensibilizar cada pessoa a adoptar os comportamentos mais adequados para “travar” esta situação. Esta actividade assinala a primeira edição da Caminhada da Primavera do projecto Movimento e Saúde.
9.30 horas – Início da caminhada junto à Quinta dos Franceses – Seixal (seguindo pela ciclovia até ao coreto da freguesia de Amora, passando pela Medideira em direcção ao Parque do Serrado);
11 horas - Chegada ao Parque do Serrado, Amora;
- Convívio com animação.
12.30 horas – Encerramento