Home
   
Seixal
Câmara Municipal

Notícias

Serviços

Ambiente
Cultura
DESPORTO
Juventude
Turismo
   Como chegar
   Contactos Úteis
   O que visitar
   Comeres e Beberes
   Artesanato
   Náutica de Recreio
   Projetos
Educação
Ação Social
Saúde
Urbanismo
Cooperação
Proteção Civil

Associações

 
 
 
 
Festas e Romarias
Animação Rua no Seixal Animação Rua no Seixal

Banda Filarmónica Banda Filarmónica

Marchas Populares Marchas Populares

O concelho do Seixal possui um vasto programa de atividades anuais, nas quais se integram também as Festas Populares, sendo as de S. Pedro as mais apreciadas pelos seixalenses que precisamente nesta data comemoram o feriado municipal.
 

O vereador José Inácio Policarpo Alves Ferreira propôs à Câmara, que deliberou por unanimidade em 28 de junho de 1962, a realização do feriado anual concelhio a 29 de junho. No entanto, este só começou a ser comemorado em 1969. Esta proposta é consequência das largas tradições da realização dos festejos a S. Pedro – Padroeiro dos Pescadores.


Desde 1736, um século antes da criação do concelho, que se têm realizado todos os anos as Festas de S. Pedro. Primitivamente só a 29 de junho, depois nos três dias anteriores e, mais tarde, na semana de antecede a data.


No passado destacavam-se os arraiais populares, as provas desportivas (natação e futebol), os concertos pelas bandas filarmónicas locais, a atuação de ranchos folclóricos e exposições de índole diversa.


As Festas Populares de S. Pedro têm marcado a história do Seixal, destacando-se a Solene Procissão a S. Pedro, refletindo uma forte religiosidade também ligada ao facto de muitos arriscarem a vida no mar.


As coletividades locais - Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense e Sociedade Filarmónica União Seixalense - organizavam com muito bairrismo os arraiais, no Largo da Igreja e na Praça Luís de Camões, respetivamente, dando concertos diários nos coretos e animando os bailes populares.


As competições desportivas foram sempre presença marcante nas festas, bem como as marchas populares, que já em 1936 incluíam desfiles de marchas de Lisboa, para além da resistente e «madrugadora» Marcha das Canas.


Na madrugada que antecede o dia 29 de junho (Dia de S. Pedro) é tradição realizar-se no Seixal um baile popular que culmina com a Marcha das Canas. Ao nascer do sol, os resistentes da noite partem de toalha branca ao ombro, acompanhados de uma charanga improvisada, com músicos da terra que sempre existiram em grande número, até à Quinta Grande, local onde todos os participantes lavavam a cara e depois voltavam com uma cana, hasteavam a toalha e regressavam cantando de harmonia com a letra e música.


Esta marcha era um ritual de todos os seixalenses que a ela aderiam e não faltavam à sua partida pelas 7 da manhã do referido dia.


Desde 1970 que já não se vai lavar a cara à Quinta Grande mas sim ao Bairro Manuel André, junto à coletividade Portugal Cultura e Recreio. No entanto, a tradição mantém-se e ainda permanece a Marcha das Canas que normalmente é composta por um seixalense.

 

 
Datas Designação Localidade Tipo de Festa Organização
25 a 29 de junho Festas Populares de S. Pedro Seixal Festa Popular CMS (212 275 732)
Junta de Freguesia do Seixal (212 275 390)
29 de junho Procissão em Honra de S. Pedro Seixal Festa Religiosa Paróquia do Seixal (212 213 550)
9 a 13 de julho Festas Populares de Arrentela Arrentela Festa Popular Junta de Freguesia de Arrentela (212 277 360)

23 a 27 de julho

Festas Populares de Fernão Ferro Fernão Ferro Festa Popular Junta de Freguesia de Fernão Ferro (212 120 498)
28 de julho Procissão em Honra de N. Sra. da Boa Hora Fernão Ferro Festa Religiosa Conselho Pastoral de Fernão Ferro (212 121 165)
30 de julho a 3 de agosto Festas Populares da Aldeia de Paio Pires Aldeia de Paio Pires Festa Popular Junta de Freguesia de Aldeia de Paio Pires
(212 273 800)
4 de agosto Procissão em Honra de N. Sra. da Anunciada Aldeia de Paio Pires Festa Religiosa Paróquia de Aldeia de Paio Pires
(212 215 092)
13 a 17 de agosto Festas Populares de Amora Amora Festa Popular Junta de Freguesia de Amora (212 268 730)
15 de agosto Procissão em Honra de N. Sra. de Monte Sião Amora Festa Religiosa Paróquia de Amora (212 240 070)
22 a 31 de agosto Festas Populares de Corroios Corroios Festa Popular Junta de Freguesia de Corroios (212 535 814)
1 de novembro Procissão em Honra de N. Sra. da Soledade Arrentela Festa Religiosa Paróquia de Arrentela (212 211 026)