Rancho Folclórico Estrelinhas do Sul
O Rancho Folclórico Estrelinhas do Sul iniciou a sua atividade a 13 de maio de 1979, pela mão de Maria Basílio, com um grupo de crianças da catequese da Igreja Paroquial de Paio Pires, representando desde então o Seixal e a Aldeia de Paio Pires com trajes e danças dos finais do século XIX e inícios do século XX. São o mais antigo grupo de folclore e etnografia do concelho, sendo também uma referência incontornável.
Em palco representam-se algumas das antigas atividades da região: lagareiros de azeite, apanhadora de uvas, tanoeiro, moleiros de maré, apanhadores de azeitonas, apanhadores de laranjas, cortador de lenha, calafate, carpinteiro de machado, pescador, operários corticeiros, vidreiros e de lanifícios, entre outros.
Em todos estes anos de existência, o grupo tem vindo a participar nos mais consagrados festivais de folclore nacionais e internacionais, ao lado de grupos oriundos dos quatro cantos do mundo, tendo efetuado diversas digressões: à Suécia em agosto de 1989, à Tunísia em abril de 1996, a França em junho de 1999, ao Principado de Andorra em setembro de 2000, a Barcelona em abril de 2005 e a Itália em setembro de 2006.
O Grupo de Folclore Estrelinhas do Sul é atualmente organizador do Festival Maria Basílio - Paio Pires Folklore Fest, nas Festas Populares de Aldeia de Paio Pires.
Rancho Folclórico (sextas-feiras das 21 às 22 horas)
Organização de espetáculos, workshops, ateliês e festas
Representação nacional e internacional da cultura popular de Aldeia de Paio Pires e do concelho do Seixal
Das 21 às 23 horas.
Partilhar