Avós Contem-me Uma História

A iniciativa integra participantes das Associações de Reformados, Pensionistas e Idosos do município do Seixal e pretende desenvolver e concretizar formas de ocupação criativa dos seniores, cujos interesses culturais não se comprometem com as tradicionais formas de apropriação do lazer.

O projeto possibilita também a participação numa experiência intergrupal, a elevação do auto conceito e sensibiliza a comunidade para o papel dos seniores no desenvolvimento e organização social.

Estas experiência da oralidade têm como funcionalidade uma prática de educação popular, que seja praticada por todos os que queiram uma transformação social dentro da traça de saberes que a intergeracionalidade pode oferecer.

Objetivos

- Criar momentos de interação e partilha de saberes entre os idosos e as crianças;
- Estimular a memória;
- Incentivar a vontade de viver, podendo se sentirem úteis na transmissão de experiências já vividas;
- Estimular e orientar a veia artística de cada um;
- Estimular a criatividade.

O projeto é realizado em parceria com as Associações de Reformados, Pensionistas e Idosos do município do Seixal e as instituições de infância.

Câmara Municipal do Seixal
Divisão de Desenvolvimento Social e Cidadania