CLDS 3G «Ser Mais Seixal»

O programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), criado através da Portaria n.º 396/2007, de 2 de abril, tem por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissetorial e integrada, através de ações a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos.

O território do Seixal já vai na sua terceira geração do programa CLDS, em desenvolvimento desde 2009, tendo o primeiro decorrido no território de Arrentela, promovido pelo Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Arrentela (de 2009 a 2013) e os seguintes desenvolvidos no território da Quinta da Princesa (desde 2014), pela ARIFA – Associação de Reformados e Idosos de Freguesia de Amora.

Para esta 3.ª Geração de CLDS, que decorre entre 2015 e 2018, configura-se o desenvolvimento de uma parceria, que conta como entidade promotora e coordenadora a ARIFA – Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de Amora e as entidades executoras a Santa Casa da Misericórdia do Seixal, a CRIAR-T – Associação de Solidariedade e o Centro Social e Paroquial de Corroios.

Os territórios abrangidos pelas atividades são o bairro da Quinta da Princesa (onde decorreu o CLDS anterior, dinamizado pela ARIFA), o bairro de Vale de Chícharos (a dinamizar pela CRIAR-T – Associação de Solidariedade) e o bairro de Santa Marta do Pinhal (a dinamizar pelo Centro Social e Paroquial de Corroios).

Os eixos de intervenção definem os seguintes objetivos:

Eixo de Intervenção 1 – Emprego, Formação e Qualificação
- Fomentar no território competências cívicas que promovam a identidade e a sustentabilidade;
- Promover circuitos de produção locais a fim de potenciar o território e a empregabilidade;
- Promover a criação de postos de trabalho.

Eixo de Intervenção 2 – Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil
- Promover unidades de apoio de apoio especializado, proporcionando a capacitação e os direitos das famílias, crianças e jovens destinatárias do CLDS 3G;
- Promover medidas e programas de intervenção diferenciada para uma cidadania plena.

Eixo de Intervenção 3 – Capacitação da Comunidade e das Instituições
- Fomentar as competências pessoais e sociais dos destinatários do CLDS 3G da comunidade e nas associações formais e informais em que os mesmos assumam a liderança nos territórios.

Câmara Municipal do Seixal
Alameda dos Bombeiros Voluntários 45