Ambrose Akinmusire Quartet
-
21Sexta-feiraOutubro 2022
Festival Internacional SeixalJazz 2022
Ambrose Akinmusire: trompete
Sam Harris: piano
Joe Sanders: contrabaixo
Justin Brown: bateria
Ambrose Akinmusire nasceu e cresceu em North Oakland, na Califórnia, Estados Unidos da América, em 1982, bairro que apelida como «muito negro e culturalmente rico».
Após ter vivido 10 anos em Nova Iorque e três em Los Angeles, regressa à sua cidade natal, em 2016, e percebe o quanto aquele local havia mudado. Tal como sucede em outras cidades, também ali os nativos estão a perder as suas casas, empurrados pelo aumento das rendas, restando novas pessoas, sem noção histórica das comunidades que as precederam. Akinmusire não é apenas um dos melhores trompetistas do mundo, é uma voz ativa na defesa das comunidades negras nos Estados Unidos da América.
Foi enquanto aluno da Escola de Jazz de Berkeley que captou a atenção do saxofonista Steve Coleman, que o convidou a juntar-se ao projeto Coleman’s Five Elements e a uma tour europeia quanto tinha apenas 19 anos e frequentava a Escola de Música de Manhattan. Ao regressar aos Estados Unidos, ingressou no Instituto de Jazz Thelonious Monk, em Los Angeles, onde estudou com Herbie Hancock, Wayne Shorter and Terence Blanchard.
Em 2007, ganhou a prestigiada Thelonious Monk International Jazz Competition. Do painel de jurados faziam parte nomes como Blanchard, Quincy Jones, Herb Alpert, Hugh Masekela, Clark Terry e Roy Hargrove. Nesse mesmo ano é premiado no Carmine Caruso International Jazz Trumpet Solo Competition, lança o seu primeiro álbum intitulado «Prelude…to Cora», muda-se para Nova Iorque e capta a atenção de nomes como Vijay Iyer, Aaron Parks, Esperanza Spalding, Jason Moran e de Bruce Lundvall, presidente da Blue Note. É nessa editora que lança «When The Heart Emerges Glistening», em 2011, que lhe rende elogios à capacidade camaleónica das suas interpretações e à sua maturidade musical. A revista Downbeat refere a sua execução musical como «espetacular e nada tímida, musculada, dinâmica, inovadora».
O seu último álbum «On the Tender Spot of Every Calloused Moment», editado em 2020, pela Blue Note, foi nomeado, na categoria de melhor álbum instrumental de jazz, por ocasião da 63.ª edição dos Prémios Grammy. Trata-se de uma entre muitas nomeações e atribuições de prémios que Ambrose Akinmusire já recebeu ao longo dos seus 15 anos de carreira, além de já ter sido considerado por várias vezes trompetista do ano e de os seus álbuns serem considerados os melhores discos em vários anos.
Neste regresso ao Seixal, após ter passado pelo festival em 2014, Akinmusire vem acompanhado por três jovens músicos norte-americanos que, à semelhança do trompetista, são considerados, como instrumentistas e ainda compositores, dos mais talentosos de uma nova geração de músicos, o pianista Sam Harris, o baixista Joe Sanders e ainda o baterista Justin Brown.
Bilheteira
- Na Ticketline e locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
- A bilheteira do Auditório abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.
Bilhete único: 12 euros (25 % de desconto para jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal).
Assinatura de bilhete único: 60 euros (6 dias).
Reservas/informações Ticketline
- Ligue (24 horas) 1820
- A partir do estrangeiro ligue +351 217 941 400
Facebook SeixalJazz
Twitter SeixalJazz
Instagram SeixalJazz
Flickr SeixalJazz
Deezer SeixalJazz