Autores da Nossa Terra – Xico Braga

Fevereiro 2017
16.00 h

Apresentação do livro Cartas a André

Xico Braga nasceu em 1950.
Professor desde 1979, desenvolveu a sua atividade, durante vinte anos, no concelho do Seixal. Dedicou-se à divulgação da fotografia nas escolas, promovendo cursos de iniciação e a realização de exposições e encontros com fotógrafos. Foi um dos responsáveis pelo jornal O Celeiro, da Escola Moinho de Maré, tarefa que o encantou. Em 1998, depois de um enfarte, lembrou-se de que queria «ser escritor quando fosse grande» e escreveu o seu primeiro livro de poesia, acreditando que seria o único. Como continuou por cá, foi escrevendo e desafiando amigos para a escrita. Recebeu a medalha de Mérito Cultural, da Câmara Municipal do Seixal, em 2004. Em 2005, descobriu que é giro ser avô e o prazer de escrever estórias para crianças. Entre poesia e vários livros para crianças editados entre 1998 e 2014, surge em 2017 o primeiro romance: Cartas a André.

Sinopse

Romance epistolar, construído com as cartas escritas para André, um amigo de muitos anos e muitas lutas. Ao lê-las, vamos vencendo as desilusões do autor com um mundo que mudou e com as circunstâncias da vida.

Excerto

«Como deves ter calculado, esta carta já a estou a escrever no escritório, rodeado dos meus livros, em frente à secretária dela, à espera dela. A imaginá-la. Até amanhã, em que a realidade desmentirá todos estes criadores de sonhos, de aventuras, de realidades inventadas com a arte poderosa dos que pensam o mundo. Amanhã, a realidade será bem melhor do que toda a força que o imaginar tem. Amanhã, a realidade encherá de mel todos os meus sonhos e dar-me-á o alento de que necessito para a vida que me espera. Amanhã, farei as pazes com uma parte fundamental do meu passado, com uma parte, uma outra parte, daquilo que sou. E, porque aprendo, espero ser capaz de mudar e não cometer os mesmos erros.»

Telefone 210 976 100

Preço