Conhecer e Recriar a Cerâmica Romana

Maio 2017
    Junho 2017
9.30 h

Conhecer e Recriar a Cerâmica Romana: formação e experimentação com arqueólogos, ceramistas e oleiros

O workshop/oficina integra o programa de celebração dos 25 anos da classificação da Olaria Romana da Quinta do Rouxinol como Monumento Nacional. Tem por objetivo divulgar as produções cerâmicas regionais e locais, tomando-as como base para recriações contemporâneas que explorem o diálogo e a troca de experiências entre arqueólogos, ceramistas e oleiros. Dará particular atenção à cadeia operatória artesanal, da recolha e tratamento das argilas à conformação e acabamento de peças cerâmicas. A cozedura experimental será realizada em forno a lenha que restitui a forma e o modo de funcionamento de um dos fornos romanos situados na Quinta do Rouxinol.

Inscrição junto do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, através dos contactos.

Os dias 27 de maio e 3 de junho, reservados para a cozedura experimental em forno a lenha, serão abertos a todos os interessados em assistir a essa fase do workshop, sem necessidade de inscrição prévia.

Datas e horários

13, 20 e 27 de maio (sábado), das 9.30 às 12.30 horas e das 14 às 17 horas.
3 de junho (sábado), das 9.30 às 12.30 horas.

Público-alvo
Ceramistas, estudantes de arqueologia e cerâmica, arqueólogos, geólogos, professores de várias áreas disciplinares e graus de ensino.

Organização
Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, Câmara Municipal do Seixal – Ecomuseu Municipal e UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.

Apoio
Centro de Arqueologia de Almada, CEAACP – Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, Tróia Resort – Arqueologia e Olaria de Álvaro Silvestre Gomes.

Público-alvo

Telefone 212 953 838