A Cor das Palavras
-
07SábadoDezembro 2019>18SábadoJaneiro 2020
Exposição de pintura de Lisete Emídio.
Inauguração no dia 7 de dezembro, sábado, às 16 horas.
De 7 de dezembro de 2019 a 18 de janeiro de 2020
Horário
De terça a sexta-feira, das 10 às 20.30 horas.
Sábado, das 14.30 às 20.30 horas.
A Cor das Palavras
Se para definir as cores uso a palavra, é também com elas que transmito as palavras que nem sempre consigo dizer.
Com cores suaves pinto a alegria e a beleza das palavras.
Com cores escuras pinto a rudez e a tristeza das palavras.
De azul pinto a serenidade e a força do mar
de verde pinto a esperança e a natureza
de laranja pinto os sucessos e a luz do sol
de amarelo pinto as alegrias e o brilho das pessoas
de vermelho pinto a paixão e a liberdade
de branco pinto a paz e a pureza
de preto pinto as tristezas e os medos
pinto com cores de carne, cores de vinho, cores da terra, cores frias e cores quentes, cores primárias e secundárias, com cores de pele, cores de água, e até com cores de burro quando foge…
A cor é uma linguagem universal.
Tal como somos a soma de todos os momentos da nossa vida, também a nossa vida é tecida com todas as cores, as que somos e as que imaginamos.
Lisete Emídio
Lisete Emídio
Nasceu em 1954, em Jungeiros, concelho de Aljustrel, Baixo Alentejo, onde viveu e fez parte do ensino secundário, que completou em Évora.
Viveu em França, onde fez o curso de Secretariado, estudou Línguas e História de Arte na Universidade de Lille e pintura no Instituto de Belas Artes de Lille.
Em Portugal, continuou a aprendizagem e dedicação às artes plásticas e decorativas (pintura em azulejo; pintura em tecido; cerâmica; aguarela; modelagem em folha de estanho, etc.)
Foi formadora em artes decorativas e em workshops de pintura em azulejo.
É sócia e membro da direção da Associação ARTES – Associação Cultural do Seixal.
Expõe regularmente os seus trabalhos em exposições coletivas e individuais:
Fórum Municipal de Castro Verde; Galeria das Oficinas de Formação de Aljustrel; Galeria Municipal de Alvito; Galeria da Biblioteca Municipal da Moita; Galeria José Afonso em Grândola; Palmela – Cine-Teatro S. João; Castelo de Porto de Mós; Seixal – Galeria Amélia; Almada – Hospital Garcia de Orta; Auditório da Junta de Freguesia de Amora; Barreiro – salão de exposições da Biblioteca Municipal; Lisboa – Galeria do Ministério da Justiça; Galeria Municipal de Sesimbra; instalações da antiga fábrica Mundet no Seixal; Galeria Municipal do Independente Futebol Clube Torrense, Torre da Marinha; Galeria A.M. Gonçalves, em Corroios; Paivartis, nas Paivas, Amora; 2.ª Exposição Internacional de Artes Plásticas em Sesimbra; Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz; Oficina da Juventude de Miratejo; exposições em espaços exteriores nos jardins da Qt.ª da Fidalga e no Parque da Qt.ª dos Franceses, Seixal; participa anualmente nas exposições de Arte Postal na Galeria Municipal de Corroios e nas exposições anuais da ARTES na Galeria de Exposições Augusto Cabrita, Seixal.
Participou em leilões de arte a favor de instituições de beneficência.
Recebeu o 1.º lugar na categoria de Pintura no Prémio ARTES 2003 e uma Menção Honrosa na categoria de Escultura no Prémio ARTES 2013.
Telefone 210 976 105