Dia Internacional da Mulher

  • 08
    Quinta-feira
    Março 2018
17.00 h

Programa 

17 horas 
 
Inauguração da Exposição
Cerâmica por Mulheres
Trabalhos de associadas da ARTES – Associação Cultural do Seixal: Lígia Moura, Lisete Emídio, Susana Rafael, Mar, Umbelina e Suzete.

Debate
As Mulheres e a Clandestinidade
Parceria com o Movimento Democrático de Mulheres – Núcleo do Seixal.

Atuação do Coro Seixal Vocalis

19 horas
Encerramento


O Dia Internacional da Mulher é assinalado um pouco por todo o mundo.

O objetivo é estabelecer uma data de reconhecimento das batalhas, vitórias e conquistas quotidianas das mulheres, sem olhar a divisões, sejam elas de nacionalidade, étnicas, linguísticas, culturais, económicas ou políticas.

A ideia de consagrar um dia à mulher tem origem nos movimentos trabalhistas do início do séc. XX nos Estados Unidos da América e na Europa. Com o passar do tempo, a data reúne cada vez mais mulheres e homens de todo o mundo com o objetivo de valorizar o papel das mulheres em áreas tão díspares como as artes e as ciências, a economia ou a política, a iniciativa privada ou a dedicação à causa pública.

Já em 1909, o primeiro Dia Nacional da Mulher decorreu nos Estados Unidos por iniciativa do Partido Socialista da América, assinalado a 28 de fevereiro, em homenagem à greve de trabalhadoras da indústria de vestuário em protesto contra as condições de trabalho. No ano seguinte, em Copenhaga, a Internacional Socialista estabelece o primeiro Dia Internacional da Mulher, sem data definida, em homenagem ao movimento sufragista que reclamava o direito de voto para as mulheres. 

Em 1911, em resultado desta iniciativa, o dia é marcado pela primeira vez para 19 de março na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, com mais de um milhão de homens e mulheres a atender às celebrações, reclamando o direito de voto e de ingressar em cargos públicos, ao trabalho e à formação e o fim das discriminações no mercado laboral.

Nos anos seguintes, as celebrações do Dia Internacional da Mulher decorreram já em torno do dia 8 de março, e a data juntou às anteriores reivindicações a luta pelo fim da I Guerra Mundial. Já em 1917, no dia 8 de março, as mulheres russas efetuaram uma greve e uma manifestação. 

Na década de 1970, a Organização das Nações Unidas assinalou o ano de 1975 como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas.

Público-alvo
Geral

Telefone 212 276 700

Preço
Entrada livre

Está aqui