Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Novembro 2017
14.30 h

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que decorre a 25 de novembro em todo o mundo, é assinalado no concelho do Seixal com este encontro subordinado ao tema «Retrato da Violência Doméstica e no Namoro no Concelho do Seixal»

O município do Seixal conta desde há vários anos a esta parte com uma resposta especializada e de proximidade, o Gabinete de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica, promovido e dinamizado pela Cooperativa Pelo Sonho É Que Vamos, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Seixal e uma parceria de intervenção de proximidade constituída pelo Agrupamento dos Centros de Saúde de Almada e Seixal/Unidade de Cuidados na Comunidade do Seixal e a Divisão Policial do Seixal.

Terça-feira, das 14.30 às 17 horas.

Vereadora Manuela Calado

Retrato da Violência Doméstica e Violência no Namoro no Concelho do Seixal
Parceria da Violência Doméstica do Seixal:

• Cooperativa Pelo Sonho É Que Vamos
  • Divisão Policial do Seixal
  • ACES/UCC do Seixal

Programa «E Se Fosse Consigo? Abordagem à violência doméstica»
Conceição Lino, jornalista da SIC

Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas decretou oficialmente, através da Resolução n.º 54/134, o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, e convidou governos, organizações internacionais e ONG a organizarem atividades nesse dia, como forma de chamar a atenção do público para o problema.

A data é assinalada em homenagem às três irmãs Mirabal, ativistas políticas presas, torturadas e assassinadas em  1960, a mando do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.

Assinalar este dia tem por objetivo alertar e sensibilizar a sociedade para os vários casos de violência dirigidos contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos. Na categoria de violência contra as mulheres integram-se, ainda, os casamentos forçados e a mutilação genital feminina.

Não descurando as vítimas de violência doméstica do sexo masculino, as estatísticas indicam que, em Portugal, 85 por cento das vítimas de violência doméstica são mulheres, abarcando vítimas de todas as condições e de todos os estratos sociais e económicos.