A Essência da Cor

Janeiro 2020
    Dezembro 2020
16.00 h

Exposição de Manuel Cargaleiro.

Inaugurada no dia 16 de janeiro, quinta-feira, às 16 horas.

De 16 de janeiro a 27 de dezembro

Horário

De outubro a maio, de terça-feira a sábado, das 10 às 12.30 e das 14 às 17 horas.
De junho a setembro, de terça-feira a sábado, das 10 às 12.30 e das 14 às 18 horas.
Encerra aos domingos, feriados e segundas-feiras.

Celebrar a cor

No Seixal, município de Abril, a arte e a cultura são pilares fundamentais para o desenvolvimento do território, da população e da qualidade de vida.

A Câmara Municipal do Seixal desde cedo definiu como eixo estratégico o desenvolvimento cultural e a fruição da cultura para todos. Para a concretização desse eixo estratégico tem promovido, ao longo dos anos, diversas atividades para diferentes públicos e em várias áreas da cultura e, por outro lado, tem apostado na construção, manutenção e funcionamento de vários equipamentos culturais.

A presente exposição, A Essência da Cor, é motivo de orgulho redobrado. Por um lado, porque temos a oportunidade de contemplar a obra gráfica do mestre Manuel Cargaleiro, serigrafias e litografias excecionais e que demonstram bem o valor deste «nosso» artista.

A presença de mantas de retalhos (patchwork) da artista/artesã Ermelinda Cargaleiro, uma delas oferta generosa para o acervo artístico da autarquia, ajuda-nos a perceber e descobrir a primordial influência e fonte de inspiração do artista.

As composições geométricas e movimentos cromáticos existentes nas mantas de retalhos serão apropriadas pelo mestre Manuel Cargaleiro nas suas obras pictóricas, nos seus poemas pincelados e ritmados.

Por todos estes motivos, a presente exposição é uma oportunidade para observar os gestos ritmados cromáticos de dois artistas excecionais.

Joaquim Santos
Presidente da Câmara Municipal do Seixal