II Jornadas de Educação para o Desenvolvimento

Outubro 2020
10.30 h

A Educação para o Desenvolvimento e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Plano de Ação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022 inclui as Jornadas de Educação para o Desenvolvimento (Jornadas de ED) como parte integrante das medidas transversais, assumindo-as como iniciativas colaborativas que visam contribuir para o conjunto dos objetivos da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED 2018-2022) e das medidas e metas do respetivo plano de ação. De acordo com o mesmo plano, as «Jornadas de ED têm uma natureza temática, constituindo um espaço para troca de experiências, para aprofundar conceitos e metodologias, bem como para discutir coletivamente práticas desenvolvidas e adotadas por entidades públicas e da sociedade civil de diferentes setores e natureza diversa» (p.1). As Jornadas ED constituem-se ainda como um momento privilegiado para mostrar e partilhar materiais e recursos educativos sobre ED, incluindo a participação de convidados nacionais e/ou internacionais, no sentido de enriquecer os processos de co aprendizagem e coprodução de conhecimento desenvolvidos.

Sábado, das 10.30 às 12.30 horas.

Inscrições AQUI

As inscrições estão abertas até ao dia 14 de outubro, sendo limitadas à disponibilidade existente e sujeitas a confirmação.

10.30 horas – Abertura oficial e enquadramento
Direção Geral da Educação e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P

10.45 horas – Intervenção de um convidado
 Miguel de Barros da ONG Tiniguena, Esta Terra é Nossa!

11.15 horas – Oficinas temáticas

1. O Bairro das Desigualdades
  2. Municípios em Ação para o Desenvolvimento Sustentável – Rumo a 2030
  3. Caderno Geração ODS – Do papel à ação!
  4. Cidades e comunidades sustentáveis
  5. Reflexão e ação para uma Escola Transformadora
  6. Educação de Qualidade (ODS 4) e Língua de Ensino
  7. Coerência das Políticas do Desenvolvimento
  8. Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global
  9. Igualdade entre Mulheres e Homens como condição do Desenvolvimento Sustentável

12.15 horas – Plenário final e encerramento
 Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC)

12.30 horas – Fim das II Jornadas de ED

Programa completo aqui.

Comissão organizadora
Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.; Direção-Geral da Educação; Plataforma Portuguesa das ONGD; Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral; Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local; Associação de Professores para a Educação Intercultural; Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento.

Sessão online via plataforma Zoom
Preço
Participação gratuita, sujeita a inscrição