Lançamento do livro «Desporto na Cidade», de A. Melo de Carvalho

Abril 2019
17.30 h

«Desporto na Cidade» é o nome do mais recente livro de Alfredo Melo de Carvalho.

Alfredo Melo de Carvalho nasceu em Lisboa, em 1937, e licenciou-se em Educação Física pelo INEF – Instituto Nacional de Educação Física. Exerceu os cargos de responsável pela integração da Educação Física no antigo Ensino Primário (1970-1972) e diretor geral dos Desportos (1974-1976). Foi ainda vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Oeiras (1979-1989), assessor para o desporto das Associações de Municípios do Distrito de Setúbal e de Évora (1989-1994) e assessor do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa (1990-1995). Na área da educação, em que também tem uma extensa obra publicada, foi inspetor-geral do Ministério da Educação durante quase 20 anos. Desde 1999 que colabora com a Câmara Municipal do Seixal no planeamento e desenvolvimento desportivo no concelho.

As suas preocupações quanto à definição de uma prática desportiva orientada por princípios éticos estão expressas em mais de 100 publicações em quase 30 anos de atividade teorizadora. «O Desporto Educativo Escolar», «Desporto e Autarquias Locais» e «O Desporto Popular» são algumas das suas obras.

Em «Desporto na Cidade», o autor aborda questões como a importância de incluir espaços desportivos no planeamento das cidades, o papel desses espaços na democratização do desporto e os desportos urbanos e a inovação dentro das cidades.

Iniciativa inserida nas comemorações do 45.º aniversário do 25 de Abril de 1974.

Telefone 212 276 700

Entrada livre