O Gajo

21.30 h

Maiores de 6 anos.

Bilheteira

- Na Ticketline.pt (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas. A bilheteira do Auditório abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.

Com um percurso de 30 anos associado à música punk rock, João Morais criou O Gajo, projeto em que o vocalista e guitarrista dos Gazua explora as possibilidades musicais oferecidas pela viola campaniça e, deste modo, com que homenageia Portugal, terra em que nasceu.

Já desde 2016 que O Gajo anda aí, o álbum Longe do Chão é de 2017, mas foi este ano que participou no Festival Eurosonic e percorreu uma trajetória musical que o levou aos apeadeiros do Rossio, Santa Apolónia, Alcântara-Terra e Cais do Sodré. Ou seja, as «As Quatro Estações d’O Gajo», numa referência à mais aclamada obra de Antonio Vivaldi (1678-1741) e uma das mais conhecidas composições do período clássico.

Se as «Quatro Estações» de Vivaldi já eram as do ano, também O Gajo se comprometeu a lançar quatro EP com cinco músicas em cada uma das estações climáticas e a percorrer o país, mais aonde o levar a viagem, desafiando a descobrir a originalidade e as surpresas que caracterizam o novo projeto de João Morais.

A viagem de «As Quatro Estações d’O Gajo» desenvolvem-se através de música instrumental composta e interpretada para a guitarra campaniça, desenvolvendo linhas de identidade portuguesa, de forma intemporal e idílica. O resultado é o desenvolvimento de uma nova linguagem para um instrumento antigo, em que a tradição da viola campaniça surge renascida pelas mãos de um compositor e instrumentista que é também um «escultor de pássaros livres».

Com este trabalho, O Gajo convida a uma viagem com partida em Lisboa e destino no mundo, ainda que na recusa de um destino real, certo e determinado, e na busca de um destino evocativo das viagens e memórias que habitam o imaginário de quem ouve.

Telefone 210 976 100

Reservas/Informações (24 horas) 1820

Preço
8 euros (50 % de desconto para jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal)