Rodrigo Leão – O Método

Rodrigo Leão: piano e teclados
Carlos Tony Gomes: cello
Viviena Tupikova: violino e voz
Ângela Silva: voz, teclado e metalofone
João Eleutério: teclados, baixo, guitarra e percussão

Maiores de 6 anos.

75 minutos, sem intervalo.

Bilheteira

- Na Ticketline.pt (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas. A bilheteira do Auditório abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.

Rodrigo Leão

É um criador irrequieto, que se recusa a simplesmente gozar as suas consideráveis conquistas passadas que incluem prémios nacionais e internacionais, aplausos da crítica, reconhecimento dos seus pares ou convites para assinar bandas sonoras para êxitos internacionais de cinema. Por isso mesmo, revela-nos ele, nos últimos dois anos tem estado concentrado a trabalhar num novo projeto, que busca os entusiasmantes cruzamentos entre a clássica contemporânea e a eletrónica, por onde têm deambulado músicos com quem já colaborou como Ludovico Einaudi ou Olafur Arnalds, e até outros como Nils Frahm.

Nesse sentido, e para o trabalho que sucederá a Life is Long, projeto colaborativo assinado com Scott Matthew em 2016, e a Os Portugueses, lançado pela Sony o ano passado, bem como aos scores para as exposições Florestas Submersas do Oceanário de Lisboa e O Cérebro, da Fundação Calouste Gulbenkian, Rodrigo criou cerca de 40 novas peças de que, em conjunto com os seus colaboradores próximos e coprodutores Pedro Oliveira e João Eleutério, foram depois escolhidas 15 novas composições que deverão constar do seu próximo álbum.

«Para a última fase do trabalho decidimos trabalhar com o compositor e produtor italiano Federico Albanese», explica Rodrigo. «Ele vive em Berlim e entende bem a confluência desta música com a eletrónica». No próximo álbum, que Rodrigo Leão refere ser em certos momentos bastante ambiental, cruzam-se então as suas belíssimas melodias, inspiradas por memórias de infância e que buscam uma certa ideia de inocência. Há a registar a participação de um coro juvenil, bem como nomes habituais do seu universo como a violinista Viviane Tupikova ou a cantora lírica Angela Silva. O novo registo terá ainda espaço para mais algumas surpreendentes colaborações. «Ando sempre em busca de novas ideias», justifica Rodrigo.

«Ao vivo quero apresentar esta música em quinteto, comigo, com o João Eleutério, o Carlos Toni Gomes, a Viviane e a cantora Angela Silva», elucida o compositor. O espetáculo contará ainda com uma forte componente visual em que as ideias de transcendência, inocência e pureza serão exploradas através de evocativas imagens. «Quero encantar as pessoas, revelar-lhes aquilo em que penso e com que sonho, transportá-las para o meu mundo». O concerto antecipará, portanto, um novo projeto, remetendo para o palco o que nasce primeiro na cabeça do compositor e que depois é fixado em estúdio. «Mas o palco», garante Rodrigo Leão, «é mesmo o destino final de todo este trabalho, é aí que ele se resolve, frente a frente com as pessoas que depois o interpretam à sua própria maneira».
Dds – wdewwe

Espetáculo integrado no programa de comemorações do 183.º aniversário do concelho do Seixal.

Telefone 210 976 100

Reservas/Informações (24 horas) 1820