Segunda-feira – Atenção à Direita | Sete Anos, Sete Peças
-
04DomingoJunho 2023
Apresentação pública do projeto Sete Anos, Sete Escolas, a partir do espetáculo «Segunda-feira – Atenção à Direita», do ciclo Sete Anos, Sete Peças, que conta também com um objeto de multimédia, desenvolvido pelos alunos da Escola Secundária Manuel Cargaleiro, acerca do processo de trabalho.
Os alunos da Escola Secundária de Amora mergulham nas suas próprias inquietações e questionam-se acerca da sua realidade e do futuro.
Achas que o mundo é totalmente livre?
Será que a construção da realidade depende somente de cada um de nós ou também da nossa própria consciência acerca do que nos rodeia? Estaremos atentos o suficiente?
Projeto Sete Anos, Sete Escolas
Este é um projeto de âmbito cultural, artístico e pedagógico, que visa a integração social de jovens (dos 15 aos 20 anos) e combater o abandono escolar, evitando o aumento da geração designada por «nem nem», aqueles que nem estudam, nem trabalham.
Dinamizado por Cláudia Dias, coreógrafa, performer e professora, o projeto abrange diversas atividades, que se realizam em diferentes espaços e territórios, tendo sempre a perspetiva de uma mobilidade espacial e social, contrária à guetização.
No Seixal estão envolvidas duas turmas de duas escolas, a Escola Secundária de Amora e a Escola Secundária Manuel Cargaleiro.
Durante o ano letivo foram realizadas sessões com o intuito de dotar os alunos e professores de ferramentas de criação artística. Foram realizadas oficinas ligadas às artes performativas, nomeadamente de corpo e voz, escrita criativa, noções básicas de composição musical, técnicas de animação em vídeo, fotografia, desenho digital e muay thai. A dinamização esteve a cargo dos artistas que participaram no projeto.
No final, os alunos participantes foram convidados a criar um objeto artístico tendo como base as peças do projeto Sete Anos, Sete Escolas, conferindo-lhes o direito à experiência de criar uma peça de teatro intitulada «Segunda-feira – Atenção à Direita».
O projeto é promovido pelo Município do Seixal, no âmbito das Comunidades em Ação – Operações integradas metropolitanas, apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.