Serão de Contos

Novembro 2019
21.30 h

Ana Sofia Paiva, Bru Junça e José Craveiro são os três narradores que se juntam para uma noite de partilha, à conversa, para celebrar quem nos leva pela mão e sabe iluminar o caminho: os mestres.

«Queria contar histórias porque queria ser fiel aos meus mestres: disse que não os deixava morrer e não deixo.», José Craveiro.

Sobre os contadores de histórias

Ana Sofia Paiva nasceu em Lisboa, em 1981. Formada pela Escola Superior de Teatro e Cinema, graduou-se em Teatro e mais tarde especializou-se em Promoção e Mediação da Leitura na Universidade do Algarve. Paralelamente ao seu trabalho de atriz, dedica-se, desde 2007, à narração de contos, dentro e fora de Portugal. É membro do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, da Universidade Nova de Lisboa, e da Cooperativa Memória Imaterial, onde trabalha como investigadora, transcritora e recoletora de folclore poético e narrativo.

Maria Margarida Junça, mais conhecida por Bru Junça, nasceu e cresceu em Évora, cidade onde se licenciou em Educação de Infância, mais tarde pós-graduou-se em Livro Infantil pela Universidade Católica de Lisboa. Sempre gostou de contos: de os contar, de os cantar e de os acompanhar à guitarra. É por esse motivo que se dedica profissionalmente à mediação de leitura e narração oral, mas é também autora de livros de pano – da marca «Conto por conto» – que perpetuam contos da tradição oral portuguesa, ilustrados de uma forma simples, brincando com texturas, cores e padrões.

José Craveiro nasceu em Tentúgal, em 1954. Mestre de saberes e de sabores da sua terra, não só é fiel depositário do património daquele vale onde corre o Mondego, como agente na sua preservação e atualização. Dos cantares aos trajes, das orações aos licores, dos contos às ervas medicinais, das procissões aos manjares tradicionais, tudo parece habitar as palavras e os gestos deste «contador de histórias» na aceção mais enraizada e abrangente do termo. O seu repertório inclui temas da tradição oral, ouvidos e vividos em primeira mão.

Iniciativa no âmbito do 26.º aniversário do Fórum Cultural do Seixal.

Telefone 210 976 100

Entrada livre