Um Olhar sobre a Obra de Eça de Queiroz

Janeiro 2020
    Fevereiro 2020
14.30 h

Exposição coletiva de desenho de Albino Moura, Cidália Rodrigues, Edgardo Xavier, Helena Garcez, Helena San Payo, José Eliseu, Manuela Costa Pinto, Mariana Sampaio e Mário Vinte e Um, integrada no Ciclo de Apresentação do Acervo Artístico Municipal.

De 25 de janeiro a 29 de fevereiro

De terça a sexta-feira das 10 às 20.30 horas.
Sábado, das 14.30 às 20.30 horas.

Sobre

A Câmara Municipal do Seixal é detentora de um vasto e diversificado conjunto de obras de arte, que constituem o Acervo Artístico Municipal, consolidado de modo regular a partir de 1993, com a abertura da Galeria de Exposições Augusto Cabrita/Fórum Cultural do Seixal.

O Ciclo de Apresentação do Acervo Artístico Municipal tem como objetivo apresentar publicamente as obras que integram esta coleção.

A exposição Um Olhar sobre a Obra de Eça de Queiroz, organizada e produzida pela Câmara Municipal do Seixal, assinalou, em 2001, as comemorações do centenário da morte deste escritor, tendo estado patente ao público na Galeria de Exposições Augusto Cabrita entre 9 de junho e 31 de julho desse ano.

Ao aliar dois géneros artísticos – a pintura e a literatura – procurou-se apresentar ao público um conjunto selecionado de livros da vasta obra de Eça de Queiroz: Contos, Os Maias, A Relíquia, A Capital, A Ilustre Casa de Ramires, O Mandarim, O Conde de Abranhos, Prosas Bárbaras e O Crime do Padre Amaro.

Os pintores Albino Moura, Cidália Rodrigues, Edgardo Xavier, Helena Garcez, Helena San Payo. José Eliseu, Manuela Costa Pinto, Mariana Sampaio e Mário Vinte e Um inspiraram-se nesses livros para, através do desenho, enriquecerem as páginas dessas obras literárias.

Contudo, podemos apreciar estes desenhos que, pela sua originalidade e versatilidade, adquirem um estatuto próprio e autónomo.

Este desígnio encontra-se patente nesta mostra pela linguagem e critérios plásticos e pelo tratamento dos temas representados, à qual os artistas convidados aderiram com o seu empenho e criatividade.

Com efeito, estamos perante uma exposição coletiva de desenho, com a presença de diversos livros, onde cada artista agiu plasticamente sem desvirtuar o seu percurso pictórico, ao utilizar a sua sensibilidade e singularidade, adquirindo uma grandeza global e universal.

Câmara Municipal do Seixal
janeiro de 2020