Webinar: O Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz

Abril 2021
15.00 h

Em 2013, o dia 6 de abril foi declarado pela assembleia geral da ONU como o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz, criando um vínculo histórico com os primeiros Jogos Olímpicos modernos, que decorreram neste mesmo dia, em 1896. Esta decisão representou um passo significativo no reconhecimento do poder transformador do desporto e do seu grande potencial no avanço de mudanças sociais positivas.

O desporto está numa posição ideal para contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desde logo pelos valores que lhe são intrínsecos, de solidariedade e união.

Desde a sua criação, muitas organizações comemoram neste dia o papel do desporto na sociedade e o seu poder como promotor de diálogo, de compreensão e contributo inestimável para a inclusão social e a paz. Nesse sentido, o Movimento Municípios pela Paz integra na sua carta de compromissos – documento orientador do movimento – a comemoração desta data com a realização deste webinar.

Assista a este encontro online através da seguinte ligação da plataforma Webex:

15 horas – Abertura

Ilda Figueiredo, presidente da direção do Conselho Português para a Paz e Cooperação

15.10 horas – Introdução do tema e desenvolvimento da sessão

Introdução do tema geral – Professora Doutora Leonor Moniz Pereira
Moderação do webinarVereadora Manuela Calado

O Movimento Olímpico e a Promoção da Paz

Maria Machado – Gestora de projeto no Comité Olímpico

A Inclusão Desportiva nos Jogos Paralímpicos

José Manuel Lourenço – Presidente do Comité Paralímpico

Quando a Paz Não Está Presente: Participação e Preparação dos Atletas Palestinos

Nader Jaiosy – Selecionador Nacional da Palestina