Fernão Ferro Limpo

ÚLTIMA EDIÇÃO EM 2014

Compete a todos manter as ruas limpas!

O trabalho dos serviços municipais de varredura e de recolha do lixo só é eficaz quando os cidadãos depositam corretamente os resíduos que produzem

Em Fernão Ferro, há vários locais onde o abandono de resíduos na envolvente dos ecopontos e em terrenos baldios provoca problemas de insalubridade, maus cheiros e um impacto visual muito negativo.

Com o seu contributo é possível melhorar o ambiente da freguesia, tornando-a mais saudável e aumentando a qualidade de vida de todos. Faça a diferença e colabore com a sua câmara municipal e junta de freguesia. Ficam todos a ganhar, a começar por si.

Saiba o que fazer com o seu lixo

Papel/cartão
• Deposite no contentor azul do ecoponto de proximidade. O cartão deve ser espalmado antes de ser colocado no papelão.
• Se tem um estabelecimento comercial e produz elevadas quantidades de cartão, contacte a AMARSUL através do 800 205 674 (n.º gratuito) e solicite o serviço de recolha à porta no seu estabelecimento.

Embalagens de plástico e metal
• Deposite no contentor amarelo do ecoponto de proximidade e contribua para a produção de novos materiais, como enchimentos e utensílios de plástico.

Embalagens de vidro
• Deposite no contentor verde do ecoponto de proximidade. Cada tonelada de vidro recuperado representa a poupança de uma tonelada de sílica, água e muita energia.

Resíduos domésticos
• Se é servido por um contentor coletivo, acondicione os resíduos em sacos de lixo bem atados e coloque-os no contentor mais próximo.
• Se é servido por um contentor individual, coloque-o na rua no dia da recolha na sua área de residência, com os resíduos acondicionados em sacos de lixo bem atados. Após a recolha do lixo por parte dos serviços municipais, retire o contentor da rua para evitar danos ou extravio.

Resíduos orgânicos
 (restos de vegetais e frutas, limpeza de jardins, folhas)
• Faça compostagem em sua casa. É uma vertente muito divertida da agricultura e produz um composto natural para as suas plantas e culturas.
• Esteja atento às campanhas de entrega de compostores pela câmara municipal. Já foram entregues mais de 1400 e o Seixal é um exemplo nacional nesta área!

Monos domésticos (resíduos volumosos)
Quando precisar de deitar fora um mono (móvel velho, sofá, colchão, eletrodoméstico, etc.), contacte a câmara municipal para agendar uma recolha especial.
• Coloque o mono junto do contentor coletivo mais próximo, na véspera do dia agendado para remoção.
• Se é servido por um contentor individual, deixe o mono à porta na véspera do dia agendado para remoção.
• Pode ainda encaminhar estes resíduos para o Ecocentro da Junta de Freguesia de Fernão Ferro.

Resíduos verdes (restos de podas, folhas, relvas, etc.)
Coloque os resíduos verdes ao lado do seu contentor individual (nos dias de recolha na sua área de residência) ou junto a um contentor coletivo, respeitando estas indicações:
• Coloque as folhas e relvas dentro de sacos;• As ramagens das árvores devem ser atadas e não devem exceder 1,5 m de comprimento;
• Não coloque mais do que 6 sacos, de modo a que possam ser removidos manualmente pela equipa de recolha.Se possui quantidades superiores às especificadas anteriormente,opte por uma das seguintes soluções:
• Vá colocando pequenas quantidades junto do seu contentor individual nos respetivos dias de recolha.
• Agende com os serviços municipais a remoção com meios mecânicos (até 8 m3).
• Entregue os resíduos no Ecocentro da Junta de Freguesia de Fernão Ferro;
• Alugue um contentor de grande capacidade na Loja do Munícipe mais próxima, caso se trate de quantidades superiores a 8 m3 (abate de uma árvore de médio/grande porte, por exemplo). O aluguer tem o custo de 78,13 euros (+ IVA à taxa legal aplicada), com recolha incluída. 

Entulhos (resíduos de construção e demolição)
Se vai fazer pequenas obras em casa, desloque-se a uma Loja do Munícipe e alugue um saco para acondicionar devidamente o entulho (big-bag).
O aluguer tem o custo de 23,92 euros (+ IVA à taxa legal aplicada), com recolha incluída.

Roupa usada
• Deposite a roupa usada de que já não precisa num dos contentores próprios que estão disponíveis na freguesia (Mercado Municipal de Fernão Ferro; Rua Luís de Camões; Rua Bento Gonçalves; Rua da Liberdade).

Óleos alimentares usados
• Guarde dentro da garrafa o óleo que usou em casa para fritar alimentos e deposite-o no oleão que se encontra no Ecocentro da Junta de Freguesia de Fernão Ferro ou na rede de oleões distribuída por todo o município. O óleo recolhido é entregue pela câmara municipal a um operador que o transforma em biodiesel.

 

Sempre que presencie situações de despejo de restos de obras e lixos, anote a matrícula do veículo e alerte as autoridades.

 

Contactos
Serviços de recolha de resíduos
Linha Seixal Limpo: 210 976 011
Email: seixal.limpo@cm-seixal.pt

 

Ecocentro da Junta de Freguesia de Fernão Ferro
Rua António Aleixo, Lote 312
Horário: terça e quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas
Contactar previamente a junta de freguesia através do número 914 518 842

 

SEPNA (Núcleo de Proteção Ambiental da GNR): 212 964 265 ou email 
GNR (Fernão Ferro): 212 124 624
Divisão de Fiscalização Municipal: 212 276 700

Partilhar

Está aqui