Imagem institucional

O município do Seixal tem, desde o dia 1 de abril de 2010, uma nova imagem institucional. O novo logótipo identifica, posiciona e diferencia a autarquia no universo das restantes câmaras municipais e concorrentes ao nível da oferta cultural, desportiva e social. Uma referência das características dos produtos e serviços que a instituição oferece.

A nova imagem afirma a marca «Seixal, Câmara Municipal», com identificação imediata da identidade Câmara Municipal do Seixal, sustentada nos conceitos de Modernidade, Dinamismo e Valorização do Património Natural e Cultural.

O logótipo tem como características a Modernidade, assente numa imagem minimalista, concetual, dinâmica e simbólica, a Versatilidade, que liga a tradição cultural à contemporaneidade, a Memorabilidade, saliente na simplicidade das formas aliada às cores apelativas e contrastantes, que facilitam a leitura e o imediato reconhecimento, e a Intemporalidade, apresentada através de uma linguagem de rigor, simplicidade e urbanidade, que pretende combater o desgaste.

Ao nível do simbolismo, o logótipo Seixal, Câmara Municipal sintetiza os conceitos identitários do município já referidos e tem na sua composição 3 cores: o vermelho, o azul e o preto, presentes na imagem que destaca a palavra Seixal, sendo que o alinhamento definido entre símbolo e o tipo de letra confere unidade ao conjunto.

Na sua forma é visível a proa de um varino, embarcação tradicional ligada ao trabalho, à indústria e à água, que marca presença na identidade ribeirinha do município, banhado pela Baía do Seixal e que sustenta o seu passado, presente e futuro. A proa identifica a instituição, estrutura de suporte do exercício do poder democrático e a intenção de manter e desenvolver um rumo. A parte superior da imagem representa uma folha, a asa de uma ave e uma telha, remetendo para os ecossistemas naturais do concelho, para a fauna e flora e, por fim, para o património edificado, núcleos urbanos antigos e indústria.

A cor azul transmite a identidade ribeirinha, a tradição e os valores duradouros da instituição, ao mesmo tempo um sinónimo de estabilidade, sensibilidade, seriedade, conhecimento e confiança. O vermelho ilustra a vida, a força, o dinamismo, a sedução, a coragem, a ação e o património edificado, urbano e industrial.

O tipo de letra único, de identidade diferenciada, é apresentado sem serifas, de traçado geométrico e nivelador, dá continuidade às formas geométricas e morfológicas do ícone.

A nova imagem vai ser aplicada nos mais diversos suportes de comunicação: estacionário (papel timbrado, envelopes, cartões, formulários, etc.), atendimento público, frota automóvel, publicações, suportes outdoor, internet e multimédia, entre outros, e de acordo com um manual de normas gráficas definido, o que conduzirá à uniformização e coerência da imagem municipal.

Importante
Consulte o Manual de Normas Gráficas que estabelece as regras básicas para a utilização do logótipo da Câmara Municipal do Seixal. O cumprimento destas normas evita a ocorrência de erros técnicos e fortalece a identidade da instituição.

Todas as situações que não se encontrem definidas neste caderno devem ser comunicadas ao Departamento de Comunicação e Imagem da autarquia.

Ficheiros para descarregar
Os materiais gráficos disponibilizados pretendem servir de apoio às necessidades de utilização da imagem da autarquia e fomentar a sua correta aplicação.

Logótipo - AI [82 KB];
Logótipo uma cor (preto) - AI [74 KB];
Logótipo horizontal - AI [52 KB];
Logótipo uma cor (preto) horizontal - AI [52 KB];
Designação - AI [55 KB].

Logótipo reforça identidade ribeirinha, poder democrático, ecossistemas naturais e património edificado.

Documentos: 
Manual de Normas Gráficas do Novo Logótipo da Autarquia

Partilhar

Está aqui