Jornal Interescolar

O Jornal Interescolar é um projeto concretizado por jovens das escolas públicas do município do Seixal.

2022-2023

A edição n.º 9 do Jornal Interescolar, este ano com o tema «Eu Participo», contou com a participação de cerca de 150 alunos e 36 professores. Alunos de vários graus de ensino, do 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário, são responsáveis pela elaboração dos conteúdos do jornal, que reúne textos jornalísticos, nomeadamente entrevistas e reportagens, assim como poemas e trabalhos gráficos, ilustrações, fotografia e fotomontagem, entre outros.

Consulte a edição n.º 9 do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue em formato PDF (PDF 7,58 MB).

Edições anteriores

2013-2014
Participaram na sua elaboração 55 alunos de seis escolas públicas do concelho do Seixal, desde o 5.º ao 12.º ano de escolaridade, apoiados e orientados por 15 professores. Os temas do Jornal Interescolar comemorativo dos 40 Anos do 25 de Abril foram escolhidos pelos alunos, que assim lembraram é uma das datas mais importantes da nossa história contemporânea.

Consulte a edição n.º 1 do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue em formato PDF (PDF 7 MB).

2014-2015
No ano letivo de 2014/2015, o desafio lançado às escolas do concelho foi o de elaborar uma edição do Jornal Interescolar subordinada ao tema «8 Séculos da Língua Portuguesa». Participam  66 alunos e 17 professores das seguintes escolas.

Consulte a edição n.º 2 do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue em formato PDF (PDF 8 MB).

2015-2016
No ano em que se assinalam 40 anos da aprovação da Constituição da República Portuguesa, as escolas do concelho do Seixal uniram-se para a elaboração do Jornal Interescolar 2015-2016, numa edição que reflete a importância da Lei Fundamental do país.

Consulte a edição n.º 3 do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue em formato PDF (PDF 7 MB).

2016-2017
A universalização do direito à educação constitui uma das concretizações mais significativas da Revolução do 25 de Abril de 1974. A escola pública é a escola para todos e enquadra os princípios da universalidade, da inclusão e da igualdade. Este foi o tema escolhido para o Jornal Interescolar do ano letivo 2016-2017, em que participaram 65 alunos e 17 professores de sete escolas do ensino básico e secundário do concelho do Seixal.

Consulte a edição n.º 4 do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue em formato PDF (PDF 12 MB).

2017-2018
Para assinalar o Ano Europeu do Património Cultural, os alunos das escolas básicas e secundárias refletiram sobre o nosso património cultural na 5.ª edição do Jornal Interescolar do concelho do Seixal.

Consulte a edição n.º 5 do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue em formato PDF (PDF 7 MB).

2018-2019
A apresentação da edição número seis do Jornal Interescolar, relativa ao ano letivo 2018-2019, realizou-se no dia 9 de maio, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, com a presença dos alunos e professores das escolas envolvidas no projeto, que nesta edição abordou o 16.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, instituído pela Organização das Nações Unidas, que consiste em «Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.» Os alunos elaboraram textos e imagens alusivos ao tema escolhido.

Consulte a edição n.º 6 do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue em formato PDF (PDF 7,3 MB).

2020-2021

Neste ano particular, professores e alunos das escolas aceitaram o convite especial para participarem na sétima edição do Jornal Interescolar subordinado ao tema «Educação e Arte», que encerra em si valores fundamentais que importa defender, sobretudo em tempos de pandemia. Os temas abordados na publicação são tão importantes como o papel imprescindível da arte e da cultura nas nossas vidas e como a arte e os artistas intervêm em defesa de um mundo mais justo e livre.

Consulte a edição n.º 7 do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue em formato PDF (PDF 5,34 MB).

2021-2022

A edição n.º 8 do Jornal Interescolar, subordinada ao tema «Igualdade com Direitos», foi elaborada por alunos e professores de nove escolas do ensino básico e secundário do concelho. Esta publicação apresenta trabalhos subordinados aos direitos civis, culturais, económicos, políticos e sociais, que reforçam a necessidade da tomada de consciência para a necessária ausência da diferença, em que todas as partes assumem as mesmas condições em sociedade.

Consulte a edição n.º 8 do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue em formato PDF (PDF 2,80 MB).