Limpeza urbana

O serviço de limpeza urbana é assegurado por cerca de 100 trabalhadores, que realizam diariamente serviços de varredura manual, varredura mecânica e desmatação de passeios e terrenos municipais.

Qualquer pedido ou esclarecimento relativo aos serviços de limpeza urbana prestados na sua área de residência podem ser solicitados através dos Serviços On-line, da Linha Seixal Limpo 210 976 011 ou ainda através do endereço eletrónico div.ambiente.salubridade@cm-seixal.pt.

Contribua para a limpeza do seu bairro, adotando os seguintes gestos:

1- Sempre que sai à rua com o seu cão, não se esqueça do saco de plástico para apanhar os dejetos do seu animal;
2 - Utilize corretamente as papeleiras disponíveis na via pública, usando apenas para resíduos de pequena dimensão. Resíduos de maior dimensão ou em maior quantidade devem ser colocados nos contentores de proximidade;
3 - Tenha sempre consigo um pequeno saco de plástico onde possa colocar os pequenos resíduos produzidos ao longo do dia (um caroço de fruta, um lenço de papel, uma pastilha), para o caso de não existirem papeleiras na proximidade;
4 - Mantenha-se informado quanto às rotinas de limpeza da sua zona e informe os vizinhos;
5 - Coloque um pequeno saco de plástico no seu carro para depositar os resíduos. Assim, não existe a tentação de os lançar pela janela.

Varredura Manual e Varredura Mecânica

No site Mapas do Concelho - Limpeza Urbana - http://sig.cm-seixal.pt/sig/ pode consultar não só a localização das papeleiras existentes, como saber qual a periodicidade dos serviços de varredura manual e mecânica no seu bairro.

Desmatação de Terrenos Municipais

A desmatação e limpeza de terrenos municipais é uma atividade que destacamos pela sua importância, já que contribui para a qualificação do espaço público e assume um papel fundamental na prevenção do risco de incêndio em núcleos urbanos.

Neste sentido, foi elaborado o Plano Municipal de Desmatação (PMD) que inclui 650 terrenos municipais, perfazendo um total de, aproximadamente, 241 hectares. Estes terrenos são intervencionados pelo menos com periodicidade anual.  

Desinfestações

A Câmara Municipal procede, de forma regular e contínua, a tratamentos preventivos de controlo de pragas urbanas no município, designadamente, na via e espaços públicos e em edifícios municipais.

Em paralelo, e sempre que solicitado por entidades particulares, são efetuadas ações de emergência, nomeadamente, em associações de reformados, escolas do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e mercados. Nestas ações, as técnicas de aplicação baseiam-se nas determinações da Organização Mundial de Saúde.

No caso de verificar infestações de ratos, baratas ou outro tipo de insetos no espaço público, pode solicitar a desinfestação do local através dos Serviços On-Line, do email div.ambiente.salubridade@cm-seixal.pt ou da Linha Seixal Limpo 210 976 011.

Dejetos caninos

Os dejetos caninos sujam as ruas, incomodam as pessoas e podem ser um perigoso foco de transmissão de doenças, sendo as crianças as mais vulneráveis.
Saúde pública: os dejetos são veículos de transmissão de doenças graves para outros animais e para o Homem;
- Contaminação ambiental: quando os cães defecam, expulsam nas fezes milhares de ovos de parasitas que se espalham no terreno.
- Poluição visual e odorífera: os jardins públicos deixam de desempenhar o seu papel de espaço seguro de lazer, quando nos deparamos com relvados conspurcados com dejetos, que causam repulsa e incómodo.
- Risco para trabalhadores: Exposição permanente dos trabalhadores municipais dos serviços de limpeza urbana e manutenção dos espaços verdes às doenças provocadas pelos parasitas que se encontram nas fezes dos animais. 

Os serviços municipais dinamizam diversas ações de sensibilização junto do público em geral e nas escolas, sendo complementadas com ações dos fiscais municipais que fazem cumprir o disposto no Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos do Município do Seixal, que obriga os donos de animais a proceder à remoção dos seus dejetos dos espaços públicos, sob pena da aplicação de coimas aos infratores que variam de 24,94 a 1.870,49 euros.

Está aqui