Marchas Populares das Escolas 2023

No dia 23 de junho, as Marchas Populares das Escolas estão de volta para animar as ruas do Seixal com o entusiasmo das crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo da rede pública que vão mostrar à população o resultado de um projeto pedagógico construído com o envolvimento das famílias, do pessoal docente e não docente e amigos.

Empenho e criatividade não faltarão às sete escolas que aceitaram o desafio de desfilar a rigor, dando a conhecer os temas que integram o projeto educativo da escola, em que abordam as tradições e as histórias dos lugares e freguesias do concelho ou homenageiam os Santos Populares.

As Marchas Populares são um projeto que integra o Plano Educativo Municipal, este ano sob o tema «Eu Participo!». Os protagonistas são os alunos e a iniciativa abre as Festas Populares de S. Pedro.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal do Seixal, em parceria com as juntas de freguesia do concelho, escolas da rede pública, pais e encarregados de educação.

20 horas
Início do desfile, com saída do pavilhão do Seixal Clube 1925 – Rua da União, passagem pela Rua Paiva Coelho e Praça 1.º de Maio.

Apresentação das Marchas Populares das Escolas, na Avenida da República
Ordem de apresentação:

• Escola Básica de Miratejo
  • ​Escola Básica da Quinta da Courela
  • Escola Básica de Aldeia de Paio Pires
  • Escola Básica D. Nuno Álvares Pereira
  • Escola Básica do Bairro Novo
  • Escola Básica de Santa Marta de Corroios
  • Escola Básica da Quinta de São João

O projeto das Marchas Populares traduz-se numa interessante dinâmica entre comunidade educativa, movimento associativo de pais, autarcas, músicos, poetas populares e amigos das escolas e assinala o encerramento do ano letivo 2022-2023.

As marchas populares das escolas dinamizam o final de cada ano letivo e envolvem toda a comunidade educativa e a participação das famílias.