V Mostra Cultural Associativa

A V Mostra Cultural Associativa tem lugar no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, nos dias 18 e 19 de março, sexta-feira e sábado, com a reunião de diferentes artes performativas numa mostra significativa do melhor que é feito todos os anos na área da cultura pelo movimento associativo.

A iniciativa resulta de uma organização da autarquia e Associação das Coletividades do Concelho do Seixal.

Programa 

18 de março, 21 horas
Abertura

21.30 horas
Escola de Artes do Independente Futebol Clube Torrense

Com origem na anterior Escola de Música da coletividade, existente desde 2006, nasceu como um espaço de reunião do ensino artístico, nas suas diferentes formas. Abrange alunos de várias faixas etárias, em áreas tão distintas como a música, canto, dança criativa e clássica, danças sociais e artes de palco.

O programa desta noite inclui a atuação conjunta da Orquestra Juventude Independente Torrense e das classes de Ballet e Dança Contemporânea numa revisitação de musicais infantis, atuações da Classe de Sevilhanas e da Camerata da Escola de Artes da coletividade, em conjunto com o Coro Geral, interpretações musicais em piano e violino, assim como um repertório eclético interpretado pela Classe de Canto.

19 de março, 15 horas 
Orquestra do Clube Recreativo da Cruz de Pau

A Orquestra do Clube Recreativo da Cruz de Pau foi formada em 1994 com alunos da sua escola de música. Ao longo dos anos foi desenvolvendo a qualidade das suas atuações com a aquisição de um maior número de instrumentos, excelência dos músicos e um reportório variado.

As interpretações abrangem temas populares com arranjos orquestrais, acompanhamento de solistas e cantores, música para danças de salão, assumindo atualmente a interpretação de peças jazzísticas no registo das tradicionais big bands

Grupo de Folclore Estrelinhas do Sul

O grupo tem sede em Aldeia de Paio Pires e completa no próximo mês de maio 37 anos de existência. Nas atuações, que percorrem Portugal, já passaram por países como a Suécia, Itália, Tunísia e Andorra. 

O coletivo é fruto de uma minuciosa pesquisa documental e de entrevistas e apresenta-nos as figuras da mulher de capote, pescador, calafate, moleiro e varina, em seu traje de trabalho ou domingueiro. As letras e músicas inspiram-se na baía, nos moinhos de maré, ou seja, na memória e património do concelho do Seixal e tradição do seu povo. 

Grupo de Metais do Seixal

Com atividade regular desde 1989, o Grupo de Metais do Seixal já editou registos musicais com outros artistas e em nome próprio. A formação aborda as áreas da música clássica e contemporânea e editou um primeiro disco com repertório inédito e exclusivo de António Vitorino D’Almeida, incluindo a Suite Teatral n.º 5 que serviu de base à peça de teatro «O Render dos Heróis» do escritor José Cardoso Pires. 

O grupo é constituído por músicos profissionais com atividade regular na Orquestra Sinfónica Portuguesa, habitualmente convidados para integrar várias outras orquestras, como é o caso da Orquestra Gulbenkian, da Orquestra Metropolitana de Lisboa ou da Orquestra Clássica do Porto.

Associação Espaço Sociocultural Adorar Artes

Nascida em 2014, a AESCA - Associação Espaço Sociocultural Adorar Artes desenvolve as mais diferentes artes. Aquando da fundação da associação, o espetáculo comemorativo contou já com a colaboração do Grupo de Teatro Almagesto, uma das mais visíveis faces do trabalho que desenvolve. 

Desde cedo, a associação reuniu vertentes de canto, dança, dramaturgia e técnicas de cena. Através do grupo de teatro da associação, a AESCA já pisou o palco do Auditório Municipal na comemoração do 178º Aniversário do Concelho do Seixal, tendo participado ainda no Festival de Teatro do Seixal e organizado a Mostra de MicroTeatro. Está sedeada na Escola Básica de Vale de Milhaços.

Casa do Povo de Corroios

A Casa do Povo de Corroios disponibiliza aulas de fado, há cerca de 4 anos, e dança, há mais de 15. Após presença continuada na Mostra Cultural Associativa, a coletividade procura inovar, com um espetáculo diferente que constitui uma melhoria e um desafio para estas duas atividades e seus praticantes. 

Assim, o palco do Auditório Municipal do Seixal acolhe um espetáculo de fusão em que a fadista Beatriz Guerra e o violista e professor de fado Jerónimo Mendes são acompanhados à guitarra na execução de alguns fados. Com eles em palco, as alunas de Alexandra Meném, coreografa e professora na coletividade, apresentam apontamentos de dança. 

Associação Para os Estudos do Rock do Seixal

A associação nasceu em fevereiro de 2012, no Casal do Marco, e possui uma escola de rock, onde promove o ensino e a divulgação desta cultura numa perspetiva teórico-prática. Nesta escola existem aulas de voz, teclado, bateria, baixo e guitarra, assim como aulas combo, em que os alunos se juntam e ensaiam em conjunto.

Dos 6 aos 60 anos, os alunos experimentam os palcos em espetáculos tributo, nos quais já abordaram o repertório dos Beatles, Pink Floyd, Queen ou Guns N’Roses. À Mostra Cultural Associativa trazem um excerto do espetáculo que apresentaram em janeiro, no Cinema São Vicente, em que homenagearam os Xutos & Pontapés e puderam contar com a presença em palco de Kalu, baterista da banda homenageada.

Exposição e venda de materiais  
18 e 19 de março

 

  • Mensageiro da Poesia – Associação Cultural Poética
  • Associação de Artes e Ofícios do Concelho do Seixal
  • L1B – Associação Cultural

Partilhar

Está aqui