Bombeiros Mistos de Amora comemoram 17.º aniversário

03 Abr '21

Decorreu no dia 3 março, no quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Amora (AHBMA), a cerimónia comemorativa do seu 17.º aniversário.

O evento contou com a presença do vice-presidente da direção da AHBMA, Custódio Carvalho, do vice-presidente do Conselho Executivo da Liga Portuguesa de Bombeiros, Eduardo Correia, e do presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos.

A AHBMA, constituída a 21 de junho de 1999, com homologação em 1 de abril de 2004, tem contribuído para atingir o objetivo de uma resposta mais qualificada à população da freguesia de Amora, perante o seu crescimento demográfico, desenvolvendo um trabalho humanitário e meritório amplamente reconhecido por entidades públicas e privadas.

O corpo de bombeiros de Amora é uma unidade operacional, tecnicamente preparada, equipada e organizada para o cabal exercício das missões que lhe são cometidas. Esta corporação serve uma das maiores freguesias do país e a maior do concelho do Seixal, com aproximadamente 50 mil habitantes.

A Câmara Municipal do Seixal sempre procurou corresponder de uma forma eficaz no apoio à ação de socorro e segurança das populações, dando reposta às necessidades resultantes do contexto e da evolução do funcionamento dos serviços que esta associação presta, numa lógica de trabalho conjunto, em prol de um desenvolvimento sustentável e do bem-estar dos munícipes.

Destaque-se, pela sua relevância para a vida da associação, o dia 16 de novembro de 2019, data da inauguração do seu novo quartel, equipamento decisivo na melhoria do socorro e do serviço que os bombeiros prestam à população, e que envolveu um investimento superior a um milhão de euros por parte da Câmara Municipal do Seixal.

No decorrer da cerimónia, o vice-presidente do Conselho Executivo da Liga Portuguesa de Bombeiros, Eduardo Correia, entregou uma condecoração ao Município do Seixal,e também ao presidente da câmara pela prática de atos e serviços relevantes e de inquestionável contributo para a causa dos bombeiros.

Foram ainda entregues quatro condecorações, com a medalha de serviços distintos grau prata a empresas da sociedade civil que colaboram com a AHBMA. Também foram entregues três medalhas grau cobre a bombeiros da corporação.

A autarquia ofereceu à associção um conjunto de equipamentos que irão apetrechar a viatura de socorro e assistência tática, fundamental nos processos de desencarceramento de pessoas envolvidas em acidentes de viação, no montante de 21 000 euros.