AML apresenta nova empresa de transporte público

Joaquim Santos
17 Out '18

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) apresentou esta quarta-feira, dia 17 de outubro, a criação da empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa e lançou a designação do futuro operador de transporte coletivo rodoviário de passageiros, a Carris Metropolitana.

Esta decisão foi aprovada em reunião dos presidentes de câmara da Área Metropolitana de Lisboa.

A operadora irá servir os 18 concelhos da AML e 2,7 milhões de pessoas, com um sistema único de bilhética e um único mapa de rede. Terá um passe único de 40 euros, isenção para as crianças até 12 anos e um valor máximo de 80 euros por família. Este novo passe, que terá um custo de 30 euros dentro dos municípios e de 40 euros em toda a AML, vai começar a funcionar em abril de 2019.

Para Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, “esta é uma medida muito importante para a população do município e de toda  área metropolitana, que já defendemos há, pelo menos, duas décadas”.

A medida da redução do custo dos passes e, principalmente, o seu alargamento a todos os operadores de transportes públicos vai permitir aos munícipes movimentarem-se entre os municípios da AML sempre com o mesmo passe e a baixo custo.

O Município do Seixal vai investir cerca de 2 milhões de euros anuais

Neste sentido, o Município do Seixal vai investir cerca de 2 milhões de euros anuais. Este investimento é destinado também ao reforço e alargamento da rede do transporte público rodoviário dentro do concelho. Dentro de dois anos, esta rede funcionará em pleno como Carris Metropolitana.

“Há aqui também um caminho a fazer para que o Orçamento do Estado continue a dotar esta nova empresa das verbas necessárias para melhorar o serviço”, concluiu Joaquim Santos.