Apresentação dos resultados do estudo epidemiológico

Pedro Aguiar
30 Jul '20

Esta sexta-feira, às 18 horas, numa sessão online do Fórum Seixal, a autarquia apresentou os resultados do estudo epidemiológico de «Avaliação do estado de saúde e mortalidade da população da União de Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, considerando a exposição ambiental local», elaborado pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

Este projeto, promovido e financiado pela Câmara Municipal do Seixal, foi motivado pelo interesse em investigar o impacto da produção da SN Seixal – Siderurgia Nacional, SA e de outras unidades industriais na saúde da população.

Os resultados do estudo, elaborado pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL), em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, foram apresentados em vídeo, nas páginas de Facebook e Youtube do município do Seixal, numa estreia online do Fórum Seixal que contou com a participação de Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, e de Pedro Aguiar, professor da  ENSP-UNL.

Apesar de não ter competência direta nesta matéria, mas para proteger as suas populações, a autarquia decidiu avançar com este estudo, perante a inoperância do Governo e da própria empresa, que recusaram a responsabilidade de avaliar o impacto desta indústria na qualidade do ar e na saúde das pessoas.

Até ao dia 15 de agosto, envie as suas dúvidas e observações para o email forumseixal@cm-seixal.pt. A equipa técnica do projeto vai responder a todas as questões e as respostas serão disponibilizadas no site do município.

Documentação:
Apresentação dos resultados do estudo [PDF, 1.2 MB]