Autarquia apoia bombeiros e Cruz Vermelha

bombeiros epis
05 Nov '20

A Câmara Municipal do Seixal aprovou esta quarta-feira, em reunião de câmara, a atribuição de duas comparticipações financeiras às forças humanitárias do concelho.

Para a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Foz do Tejo, a comparticipação será no valor de 68 052 euros, que permitirá a aquisição de uma nova ambulância de emergência. A outra, no valor de 46 737,05 euros, foi atribuída à Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal para aquisição de 10 equipamentos de proteção individual completos para operações de socorro em meio urbano.

A autarquia aprovou ainda a celebração de um protocolo de apoio à Associação 10 Milhões na Berma da Estrada, para a cedência de um espaço para a criação da sua sede social, o que permitirá que esta possa assim desenvolver as suas atividades em pleno. Importa referir que esta associação tem vindo a cooperar na implementação de projetos e parcerias com a autarquia, sendo uma associação de defesa do ambiente que promove ações de interesse comunitário.

Foi também aprovada a atribuição de uma comparticipação financeira, no valor de 14 mil euros, à Animateatro – Associação de Teatro e Animação do Seixal, para dar continuidade à parceria de residência desta associação no Cinema S. Vicente para o desenvolvimento de ações de criação, programação e formação nas áreas da produção teatral.

Nesta reunião foi também deliberada a desafetação de um terreno do domínio público para o domínio privado municipal, com uma área de 2252 m2, a ser cedido em direito de superfície à Universoautista – Associação de Jovens e Adultos, que permitirá que esta instituição particular de solidariedade social aí possa criar uma resposta de Centro de Atividades Ocupacionais e Lar Residencial. O terreno está avaliado em 360 909,68 euros.

Destaque ainda para a aprovação da celebração de contratos-programa de desenvolvimento desportivo entre o município e a Associação de Futebol de Setúbal, para apoio do enquadramento e registo técnico de atletas, no âmbito da promoção do exercício físico, no valor de 7 895 euros, e com o Ginásio Clube de Corroios, que recebe uma comparticipação financeira no valor de 70 mil euros para garantir o apoio necessário para aquisição de duas carrinhas de apoio ao desenvolvimento das suas atividades desportivas.

A nível cultural, aprovou-se a celebração de um contrato-programa com a ADAT – Associação dos Amigos do Tocá Rufar, no valor de 65 340 euros para a implementação do projeto Curso Regular Tocá Rufar, para o ano letivo 2020-2021, dirigido a 24 turmas do 1.º ciclo do ensino básico, e o protocolo de colaboração, com vista a uma comparticipação financeira no valor de 1 500 euros, entre o município e a Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCS), para a conservação e manutenção (afinação) de instrumentos musicais necessários ao funcionamento do Polo de do Seixal da EMCS, para o ano letivo 2020-2021.