Autarquia atribui nome Carlos Ribeiro ao hospital do Seixal

Professor doutor Carlos Ribeiro
13 Ago '20

O executivo municipal decidiu esta quarta-feira, dia 12 de agosto, em reunião de câmara, atribuir o nome do professor doutor Carlos Ribeiro ao hospital do Seixal, tendo em conta que este é um dos mais reputados médicos e humanistas portugueses.

Carlos Ribeiro nasceu no concelho do Seixal em 1926, onde vive até hoje. Aos 93 anos é professor na Universidade Sénior do Seixal e dá consultas uma vez por semana.

"Consideramos ser da maior pertinência o reconhecimento da vida, mérito e contributo do professor doutor Carlos Ribeiro"

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu a este propósito que "numa altura em que se está a concluir a fase de decisão sobre o projeto do Hospital do Seixal, consideramos ser da maior pertinência o reconhecimento da vida, mérito e contributo do professor doutor Carlos Ribeiro para a construção deste equipamento fundamental para o acesso dos cuidados de saúde da nossa população".

A autarquia aprovou também, nesta reunião de câmara, a atribuição de diversas comparticipações financeiras, que irão apoiar as instituições e as coletividades do concelho no âmbito do trabalho que desenvolvem em prol dos munícipes. Destaque para a comparticipação financeira atribuída à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Fernão Ferro, no valor de mais 250 mil euros, para apoio à construção do equipamento integrado para pessoas idosas de Fernão Ferro, totalizando já 750 mil euros de apoio da Câmara Municipal do Seixal, para além da cedência do terreno com 4950,80 m2 para a implantação do equipamento, que inclui a construção de uma estrutura residencial para pessoas idosas com capacidade para 63 camas e serviço de apoio domiciliário para 40 utentes.

O executivo aprovou ainda a celebração de um protocolo com a Associação de Comércio, Indústria e Turismo do Distrito de Setúbal, no valor de 10 mil euros, tendo em conta o trabalho que esta desenvolve na unificação das várias associações locais, zelando pelos seus direitos e interesses.

Nesta reunião de câmara foram igualmente adjudicados vários concursos públicos para empreitadas. Destaque para o concurso público que visa a adequação de passadeiras na área do município, no valor de 266 345 euros mais IVA; para o concurso de instalação de equipamentos de jogo e recreativos no Parque Urbano do Seixal no valor de 143 957 mais IVA e para o concurso de reabilitação do espaço público no bairro social do Fogueteiro com o valor de 285 759,37 euros, mais IVA, a repartir por 2020 e 2021.

Para garantir o apoio necessário para a conclusão das obras de construção do pavilhão desportivo do Clube Associativo de Santa Marta do Pinhal, foi deliberada também a atribuição de uma comparticiapção financeira no valor de 105 512,52 euros.

A autarquia aprovou ainda a atribuição de um subsídio de material escolar no valor de 28 504 euros, para comparticipar as despesas com a aquisição de material escolar aos alunos abrangidos pela Ação Social Escolar das escolas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do município.