Autarquia defende a valorização do trabalho e dos trabalhadores

valorização dos trabalhadores
27 Fev '20

A Câmara Municipal do Seixal aprovou ontem, em reunião de câmara, uma tomada de posição pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, enquanto condição essencial ao desenvolvimento.

A valorização do trabalho e dos trabalhadores é uma questão central da democracia e do projeto de sociedade e uma componente essencial para o desenvolvimento económico, social e cultural.

Nas últimas décadas, o concelho do Seixal, pelo trabalho desenvolvido pela autarquia e pelos seus trabalhadores, tem vindo a afirmar-se como um polo de desenvolvimento da região e do país. A valorização do trabalho e dos trabalhadores da autarquia têm sido uma constante e um eixo fundamental para a melhoria contínua do serviço público de excelência prestado à população.

Para Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, «a qualificação das condições de trabalho, bem como a segurança e saúde nos locais de trabalho, e a valorização remuneratória dos trabalhadores têm sido componentes importantíssimas para o aumento da motivação e do serviço público prestado».

«Ao contrário do caminho de valorização do trabalho e dos trabalhadores seguido pela Câmara Municipal do Seixal, o Governo continua na senda de ignorar as necessidades dos trabalhadores, as carências ao nível não só das condições de trabalho, mas também do seu poder de compra», considera Joaquim Santos.

Com a regularização dos processos de avaliação de desempenho, 1.340 trabalhadores da autarquia viram os seus salários valorizados, resultante da decisão política do Executivo Municipal ao ter aplicado a opção gestionária, num investimento de quase 1 milhão de euros.

De acrescentar que, desde 2018 até à presente data, foram admitidos no mapa de pessoal da autarquia mais 169 trabalhadores. Prevê-se que até 2021 sejam ainda admitidos, mais 224 trabalhadores em resultado dos diversos procedimentos concursais que se encontram a decorrer.

Na área da segurança e saúde no trabalho, nos dois últimos anos, realça-se o reforço da equipa da medicina e da enfermagem no trabalho, a realização de cerca de 3 000 consultas e exames para a vigilância da saúde dos trabalhadores, aplicação de quase 500 vacinas contra a gripe, e a realização de cerca de 1 203 consultas de psicologia e 370 de apoio psicossocial.

No documento de tomada de posição, a Câmara Municipal do Seixal reafirma a solidariedade com a luta dos trabalhadores, pela dignificação e valorização das suas carreiras e dos salários.

Por fim, reivindica junto do Governo medidas de valorização do trabalho e dos trabalhadores, designadamente através de aumentos salariais justos e dignos.

«Propor 10 euros de aumento para os salários mais baixos e 0,3% para os restantes é acentuar as desigualdades sociais, é ignorar quem vive do seu trabalho e aqueles que trabalham em prol de um melhor serviço público. Aparentemente a qualidade de vida da maioria dos portugueses não é uma prioridade deste Governo», conclui Joaquim Santos.

A autarquia aprovou ainda nesta reunião de câmara o modelo de incentivo de recolha seletiva de resíduos biodegradáveis para a restauração, de forma que seja potenciada a sua utilização. Neste processo pioneiro, o aderente terá uma participação ativa na separação e na colaboração para a definição da data de recolha dos resíduos, o que permitirá ao município otimizar o processo de recolha, realizando-o de forma eficiente, minimizando os custos do serviço.

Este modelo aposta na atribuição de benefícios a quem tem um bom comportamento ambiental, prevendo um desconto na tarifa de resíduos que o aderente paga, integrada na fatura da água.