Biblioteca acolhe fase do Concurso Nacional de Leitura

05 Fev '20

A Biblioteca Municipal do Seixal acolhe esta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, onde participarão alunos de todos os ciclos de ensino para prestar provas que os poderão conduzir à próxima etapa da iniciativa.

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.

Durante a manhã, participarão o 1.º e 2.º ciclo do ensino básico, com as provas de leitura expressiva e entrevista sobre a leitura da obra, e no período da tarde serão os alunos do 3.º ciclo e ensino secundário que irão realizar uma prova escrita, bem como realizar uma entrevista sobre uma obra.

A fase escolar e municipal engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios. O primeiro momento foi da responsabilidade das escolas/agrupamentos do continente e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, bem como do Instituto Camões e da Direção-Geral de Administração Escolar – Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro – DGAE/DSEEPE, nas escolas portuguesas e da Rede de Ensino Português no estrangeiro que aderiram a esta iniciativa. O segundo momento, que no Seixal acontece a 10 de fevereiro, traduz-se pela realização de provas organizadas pelas bibliotecas municipais, dirigidas aos alunos vencedores da fase anterior.