Biblioteca apresenta exposição sobre Jorge Amado

Imagem da campanha
-
25 Fev '15

A Biblioteca Municipal do Seixal apresenta a exposição Jorge Amado: Um Subterrâneo da Liberdade, com a inauguração a decorrer no próximo dia 27 de fevereiro, às 18 horas. A mostra assinala os 60 anos de edição da obra «Os Subterrâneos da Liberdade» e homenageia este autor maior da língua portuguesa. 

Jorge Amado é um dos maiores protagonistas da literatura brasileira, lido por milhares de pessoas de várias nacionalidades e de todas as idades. A sua vasta obra foi traduzida e publicada em mais de 50 países e adaptada para a televisão, cinema e teatro. Integrou os quadros da intelectualidade comunista brasileira desde o final da primeira metade do século XX - ideologia presente em várias obras, refletida nas suas obras de carácter marcadamente social e político, nas quais fez a denúncia das miseráveis condições de vida do povo e críticas severas à ausência de liberdade dos regimes ditatoriais.

É dessa atitude exemplo a trilogia «Os Subterrâneos da Liberdade», escrita a partir de março de 1952, em Dobris, na Checoslováquia, concluída em novembro de 1953, no Rio de Janeiro, e lançada a 1.ª edição em maio de 1954, em três volumes. Em 2014, completou 60 anos.

Partilhar

Está aqui