Bombeiros e câmara na linha da frente contra a covid-19

Bombeiros Seixal
24 Mar '20

No âmbito do Plano de Operações Municipal para a covid-19, aprovado no passado dia 20 de março, a Câmara Municipal do Seixal tem vindo a assegurar um conjunto de condições logísticas que permitem garantir a segurança e operacionalidade dos corpos de bombeiros do município no socorro de vítimas de covid-19.

Perante a ausência de apoio por parte do Ministério da Administração Interna aos corpos de bombeiros, os apoios prestados pela Câmara Municipal do Seixal são fundamentais para garantir a sua operacionalidade, através do fornecimento de equipamentos de proteção individual, tais como máscaras, luvas, óculos e viseiras e fatos específicos, refeições e ainda da disponibilização de edifícios municipais para acolhimento de bombeiros em situação de isolamento.

Durante a manhã de hoje, Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, visitou os quartéis dos bombeiros do concelho do Seixal e de Amora e, na presença dos comandantes dos corpos de bombeiros, dos presidentes das direções das associações de bombeiros e do coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, reafirmou o apoio e o empenho da Câmara Municipal do Seixal em garantir todas as condições aos bombeiros do concelho, substituindo-se uma vez mais ao Poder Central.

Foi ainda efetuada uma visita ao Centro Municipal de Isolamento de Bombeiros, a funcionar no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, para verificar as condições deste centro preparado para acolher os bombeiros suspeitos de infeção por covid-19 no exercício das suas funções.

Centro de apoio logístico

Nos Serviços Operacionais da autarquia está a funcionar o centro de apoio logístico para grupos de reforço de bombeiros. Joaquim Tavares, vice-presidente da câmara, visitou o local, que dispõe de alojamento, balneários, alimentação e parqueamento de veículos de emergência e de socorro.

A Cruz Vermelha Portuguesa – Foz do Tejo (CVP) foi outra das instituições visitadas. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal do Seixal pôde inteirar-se das condições de que a CVP dispõe e foi ainda concertada a preparação de um Centro de Acolhimento Temporário, entretanto já instalado no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, para o qual o município adquiriu mais de 100 camas, colchões e respetivas roupas de cama, no valor de 60 mil euros.

A autarquia também está a apoiar as forças de segurança, fornecendo equipamentos de proteção individual. Joaquim Santos reuniu-se com o comandante da Divisão Policial do Seixal da Polícia de Segurança Pública para abordar as questões de segurança dos cidadãos e a ação da PSP na sensibilização da população para que não circule nas vias públicas.

O presidente da câmara transmitiu aos bombeiros «o agradecimento por uma vez mais estarem na linha da frente nesta luta, que juntos iremos vencer».