Calor e vento aumentam risco de incêndios nos próximos dias

Floresta
-
16 Jun '17

Para os próximos dias preveem-se temperaturas elevadas e um cenário desfavorável em termos de incêndios florestais. A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso à população sobre os perigos do calor e com medidas preventivas para diminuir os riscos.

Devido a uma massa de ar muito quente transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado a noroeste da Galiza e de um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica, preveem-se temperaturas elevadas, em especial a máxima, pelo menos até domingo.

Os valores da temperatura máxima irão variar, na generalidade do território, entre 30 e 36º C, com exceção de alguns locais do interior, onde se poderão atingir valores entre 37 e 40º C, e da faixa costeira a norte do Cabo Raso, onde as temperaturas não deverão ultrapassar 26º C, aproximadamente. 

Entre os dias 16 e 18, a temperatura máxima poderá atingir valores entre 40 e 43º C nas regiões do interior e entre 35 e 39º C nas regiões do litoral.

A temperatura mínima irá subir gradualmente esperando-se, a partir do dia 17, valores da ordem de 20 a 22º C em quase todo o território, podendo mesmo atingir 23 a 25º C em muitos locais, em especial do interior.

O vento será moderado, sobretudo nas terras altas, e as humidades relativas serão inferiores a 30%, na generalidade do território continental.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso à população sobre os perigos do calor e incêndio florestal, que contém a descrição genérica da situação, os efeitos expetáveis decorrentes da mesma e as medidas preventivas recomendadas para diminuir os riscos associados.

Consulte o aviso (PDF 200KB).

Recomendações da Direção-Geral da Saúde

Devido à temperatura muito elevada esperada até ao dia 18, estão em aviso meterológico laranja os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

Neste contexto, a Direção-Geral da Saúde deixa também um conjunto de recomendações para fazer frente ao calor.

Consulte-as no site da Direção-Geral da Saúde.

Partilhar

Está aqui