Câmara e Federação Portuguesa de Futebol firmam protocolo

Assinatura de protocolo
22 Maio '18

A Câmara Municipal do Seixal, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a Associação de Futebol de Setúbal (AFS) e a Associação de Colectividades do Concelho do Seixal assinaram esta terça-feira um protocolo que vem enquadrar a organização das provas desportivas no concelho, que passam a contar com a homologação da FPF.

A assinatura do documento decorreu no auditório dos Serviços Centrais do município, na manhã desta terça-feira, perante uma plateia preenchida por autarcas, dirigentes e atletas de clubes do concelho.

O protocolo responde ao decreto-lei 45/2015 e representa uma mais-valia para todos os intervenientes na atividade desportiva, ao nível da saúde, segurança e formação.

A partir de agora, as entidades organizadoras de provas de futebol e futsal no concelho podem requerer homologação das provas à FPF mediante o cumprimento de um conjunto de requisitos. Entre outras condições, o protocolo prevê a obrigatoriedade de seguro desportivo e exame médico para todos os participantes das provas que queiram obter homologação.

Paralelamente, a FPF e a AFS comprometem-se a colaborar com a autarquia e as coletividades com ações de formação para agentes desportivos dos clubes que participem nas provas a realizar.

Fernando Gomes, presidente da FPF, reconhece o importante papel da Câmara Municipal do Seixal na promoção do desporto, quer através da organização de eventos quer através dos apoios que presta às coletividades. O líder federativo entende a assinatura deste protocolo como uma forma de reconhecer esse esforço e de qualificar e alargar aquilo que diz ser a família do futebol.

Futebol e futsal no concelho movimentam mais de 3 mil atletas e 40 clubes

Por seu lado, Joaquim Santos, presidente da autarquia, mostra-se satisfeito por este reconhecimento e reforça a importância dos dirigentes, atletas e coletividades do Seixal na dinamização de um movimento associativo desportivo concelhio que, só no futebol e futsal, envolve mais de 3 mil atletas e 40 clubes. O autarca acredita que a partir de hoje estão asseguradas as condições para que ainda mais clubes e atletas se juntem à prática desportiva.

Joaquim Santos aproveitou também o momento para lembrar a atenção e o apoio que o município sempre dedicou ao desporto, destacando algumas das suas iniciativas mais emblemáticas, como a Seixalíada, o Agita Seixal ou o campeonato de futsal, e assegurou que a Câmara Municipal do Seixal vai continuar a apoiar com investimento a requalificação dos equipamentos das coletividades.