Campanha antitabágica decorre nas escolas do Seixal

Apresentação da campanha Cigarros Zero
23 Abr '15

Cigarros Zero é o nome da campanha de sensibilização antitabágica que está a decorrer nas escolas do 2.º e 3.º ciclo e secundárias do concelho do Seixal com a participação de caras conhecidas da música, arte e desporto.

A campanha foi apresentada no dia 17 de maio, sexta-feira, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal e contou com algumas das personalidades públicas que deram o nome e a imagem para desfazer mitos de sucesso associados aos fumadores.

A fadista Cuca Roseta, o músico Luiz Caracol, os futebolistas Gonçalo Guedes e João Teixeira, o nadador Rafael Gil, o chef de cozinha Fàbio Bernardino, o humorista Jorge Serafim, a campeã nacional de BTT Sandra Araújo, a canoísta Mafalda Germano, o modelo Nuno Ferreira, o atleta de Paddle Wave Rui Fialho Oliveira e as basquetebolistas Tatiana Jordão e Mariana Galveia têm em comum percursos de êxito no desporto, música ou humor e o facto de nenhum ter algum dia fumado um cigarro.

A escola é o local de iniciação do comportamento de fumar para 65 por cento dos alunos em Portugal e, por isso, é o local ideal para fazer a prevenção. Recorde-se que diariamente, morrem 32 pessoas em Portugal por problemas causados pelo consumo de tabaco.

Apoiada pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), esta iniciativa do Projeto Municipal de Prevenção do Tabagismo nas Escolas é uma parceria da Câmara do Seixal, Projeto Seixal Saudável, Agrupamento de Centros de Saúde Almada/Seixal (ACES), Unidade de Cuidados na Comunidade do Seixal, Escola Secundária Dr. José Afonso e Escola Básica Paulo da Gama.

Saiba mais sobre a campanha Cigarros Zero.