Campanha Sou VIH+ e Visível

-
27 Set '22

A campanha Sou VIH+ e Visível é a primeira a nível nacional em que algumas das pessoas que vivem com esta infeção «dão a cara», assumindo publicamente a sua condição de saúde, procurando mostrar a multiplicidade de identidades e a convergência de lutas.

Os protagonistas vivem com infeção VIH e isso faz parte das suas vidas. Realçam, no entanto, que não é o VIH que as define. A campanha pretende combater o estigma associado a esta infeção e desmistificar a ideia de morte e doença que ainda hoje persiste, promovendo o direito à liberdade de cada um para ser quem é.

A campanha, lançada no passado dia 20 de setembro, é promovida pelo CAD – Centro Anti-Discriminação VIH e Sida, um projeto conjunto de duas associações na área do VIH/SIDA, GAT e Ser+, criado há 12 anos para combater o estigma e discriminação de que as pessoas com VIH ainda hoje são alvo.

Os preconceitos sociais não acompanharam a extraordinária evolução que houve em termos médicos, fazendo com que, atualmente, quem vive com VIH possa ter uma carreira profissional, constituir família e fazer planos a longo prazo, mas habitualmente sem nunca revelar a sua infeção a familiares, amigos, e muito menos publicamente.

 

Partilhar

Está aqui