Cartazes celebram 38.º aniversário do Ecomuseu Municipal

13 Maio '20

O Ecomuseu Municipal do Seixal comemora no próximo dia 18 de maio o 38.º aniversário, uma data este ano celebrada de modo diferente, devido aos constrangimentos da pandemia covid-19, mas que é lembrada através de uma mostra de cartazes evocativos de algumas iniciativas que marcaram estes anos de vida.

Em 1983, a Câmara Municipal do Seixal, que o tutela, reconheceu-o como ecomuseu e atribuiu-lhe esse nome: Ecomuseu Municipal do Seixal. Contam-se agora 38 anos de trabalho pela salvaguarda do património e pelo desenvolvimento do território. No acervo do Ecomuseu Municipal do Seixal, preserva-se o material gráfico que acompanhou um grande número das suas atividades, que provavelmente alguns leitores recordam.

Para recordar, realizamos um vídeo ilustrativo com cartazes que ajudaram a promover algumas iniciativas realizadas pelo Ecomuseu.

Testemunhos de amigos do Ecomuseu

Após desafio lançado na newsletter do mês de maio do Ecomuseu Municipal, a todos os que vivenciaram episódios que sintam vontade de destacar ou que o pretendam partilhar uma memória sobre o papel que o património e o Ecomuseu tem tido nas suas vidas.

Maria Teresa | 19 de maio de 2020
«Boa noite,
Aproveitando o facto de se comemorar o 38.° aniversário do Ecomuseu Municipal do Seixal, quero dar os parabéns à Câmara Municipal do Seixal pelas actividades desenvolvidas e abertas ao público em geral, que promoveram e deram a conhecer o rico património deste território e o modo como o desenvolveram, salvaguardaram e preservaram.

Congratulo-me por ter sido uma das felizardas que em Julho/Agosto de 2019, participei em algumas dessas iniciativas, como por exemplo, visita ao Moinho de Maré de Miratejo, visita à antiga fábrica de Pólvora, visita ao Ecomuseu e passeio de barco pela baía do Seixal. Recordo com saudade esses momentos tão agradáveis e que tanto conhecimento me trouxeram da cultura do nosso povo. Agradeço mais uma vez a todos os que planearam, orientaram e guiaram as visitas, para o que envio algumas fotografias tiradas por mim, durante essas iniciativas.

Continuem, por favor e ... até uma próxima actividade.»

Fotografias: https://photos.app.goo.gl/QvgSbSTAYDyZ7KBw6

Marisa Ramalho | 15 de maio de 2020

«Partilho convosco um dos momentos vividos no ecomuseu do Seixal. Uma actividade de carnaval onde nós deram a conhecer um pouco da história do Seixal e de uma das suas imagens de marca: a  história da frente Ribeirinha e os seus barcos»

Fotografia: https://selfhost.cm-seixal.pt/f/62874

Newsletter do Ecomuseu Municipal

Se pretender, passe a receber mensalmente as nossas comunicações diretamente no seu e-mail.