Combate à lagarta-do-pinheiro

ninho chapim
26 Fev '21

A Câmara Municipal do Seixal está a colocar mais 34 caixas-ninho de chapim em diversas localizações no concelho como forma de fomentar a biodiversidade e combater a lagarta-do-pinheiro.

Estes novos ninhos juntam-se aos 61 já existentes em estabelecimentos de ensino, parques urbanos e outros espaços verdes do concelho.

A colocação de ninhos para chapins como forma de combater a processionária ou lagarta-do-pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff) iniciou-se em 2006, quando a Câmara do Seixal implementou o projeto O Chapim Vem à Escola, com o objetivo de criar condições favoráveis à instalação deste predador natural da lagarta-do-pinheiro. Inicialmente, foram instaladas caixas-ninho nas escolas, para que estas aves se pudessem reproduzir e combater a praga de processionárias.

O projeto, que também tinha a função didática de alertar para os perigos do inseto e formas de prevenção, mostrou-se vencedor e acabou por alargar-se a espaços verdes fora dos estabelecimentos de ensino.

Outra das medidas que a câmara municipal implementou com vista à eliminação de lagartas-do-pinheiro foi a aplicação, nos meses de outubro a dezembro, do tratamento por microinjeção em 677 árvores de todas as freguesias do concelho, em áreas com maior afluência de munícipes ou frequentadas com regularidade por crianças e animais. Escolas básicas, espaços agrícolas, jardins, parques e espaços de jogo e recreio infantil são locais onde a autarquia intervém no sentido de eliminar a presença desta praga.

Sensibilizar a população é mais uma medida preventiva de combate à lagarta-do-pinheiro que a autarquia está a realizar pelo concelho, através da distribuição de informação pelas escolas básicas, bem como na colocação de placas informativas em jardins e parques, entre outros.

Fique a conhecer, através deste mapa dinâmico, o número de caixas-ninho de chapim que se encontram espalhadas pelo concelho.

O que fazer em caso de contacto com a lagarta-do-pinheiro

• Em caso de contacto deve lavar a zona afetada com água fria corrente, evitar coçar, remover pelos urticantes que tenham ficado na pele, mudar de roupa e lavá-la a altas temperaturas (a partir de 60ºC).

• Poderá igualmente necessitar de aplicar uma pomada à base de corticoides e de tomar um anti-histamínico. Independentemente da gravidade aparente da situação, deve igualmente manter a vigilância e recorrer ao médico assistente se necessário (em caso de infeção ocular, deve recorrer a um oftalmologista).

• Se precisar, pode ainda recorrer ao 112 ou ao Centro de Informação Antivenenos, através do n.º 800 250 250.

• Os animais domésticos podem igualmente ter reações graves ao contactar com esta lagarta, podendo ser necessário recorrer a um veterinário, dependendo da gravidade da situação.