Congresso do Bombo dias 28 e 29 na Aula Magna

-
04 Nov '15

A Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa recebe nos dias 28 e 29 de novembro, sábado e domingo, o Congresso do Bombo. Um encontro que reúne diferentes pessoas, projetos e organizações no âmbito da percussão tradicional. 

A primeira edição do Congresso Internacional de Precursão Tradicional  do Bombo, conta com um programa estruturado em torno de três painéis, que irão explorar a dimensão artística e cultural, educativa e pedagógica e económica, para os quais serão convidados especialistas e conferencistas que permitirão dinamizar e qualificar a reflexão e o debate.  

O congresso assume como objetivos contribuir para a formação, valorização e qualificação das pessoas e organizações com intervenção no âmbito das artes populares e da percussão tradicional e para a definição e implementação de políticas públicas nas áreas da cultura e da educação que promovam e valorizem as artes populares e tradicionais. Um espaço de reflexão sobre o fenómeno emergente dos grupos e orquestras de percussão criados um pouco por todo o país, tomando o Tocá Rufar como referência ou exemplo, e contribuir para a criação de redes de cooperação que permitam promover e valorizar as artes populares, a percussão tradicional e o bombo enquanto instrumento icónico e de referência na identidade cultural do nosso país.

Durante este dias  pretende-se ainda favorecer e estimular a cooperação internacional e o contacto com orquestras, compositores, tocadores, investigadores, projetos e organizações de outros países, contribuindo para a internacionalização e valorização da nossa cultura e dos projetos artísticos nacionais.

A ação é acreditada no âmbito da formação contínua de professores pelo centro de formação da associação de escolas do Seixal (CFAE Seixal), na modalidade de curso de formação com o total de 12 horas.
O encontro é da responsabilidade do projeto Tocá Rufar e conta com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, também membro da comissão de honra.

Partilhar

Está aqui