Conselhos para enfrentar a vaga de frio

Bebé agasalhado
-
17 Jan '17

Para os próximos dias, está prevista uma descida acentuada das temperaturas e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e a Direção Geral da Saúde (DGS) lançam um conjunto de recomendações para enfrentar o frio.

A diminuição da temperatura deve fazer-se sentir já a partir da noite desta terça-feira, provocando uma situação de tempo frio e seco que se prolongará até ao próximo sábado, 21 de janeiro.

A ANPC alerta para alguns efeitos expectáveis como intoxicações por inalação de gases (devido a inadequada ventilação em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras), incêndios em habitações (resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos), formação de gelo nas estradas e pede especial atenção para os grupos populacionais mais vulneráveis (crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem abrigo).

Neste sentido, a ANPC e a DGS recomendam a adoção de alguns comportamentos:

– Evitar a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura;
– Estar protegido do frio, usando várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente;
– Usar luvas, gorro, meias quentes e cachecol;
– Ingerir sopas e bebidas quentes, evitando o álcool e café em excesso;
– Ter especial atenção com a proteção de vestuário de trabalhadores que exerçam atividade no exterior e evitar esforços excessivos resultantes dessa atividade.
– Ter especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex. braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação devido à acumulação de monóxido de carbono e levar à morte;
– Assegurar a adequada ventilação das habitações;
– Evitar o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono;
– Ter em atenção a condução em locais onde se forme gelo na estrada, adotando uma condução defensiva;
– Estabelecer contacto com as famílias, vizinhos e pessoas idosas ou em condição de maior isolamento;
– Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da proteção civil e forças de segurança.

A DGS recomenda ainda que se redobre a atenção à ocorrência de problemas de saúde anormais, em especial nos doentes crónicos, e a utilização da linha de Saúde 24, em caso de necessidade.

Partilhar

Está aqui